Guadalupe Carniel: Por água abaixo

Quase todas as partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia de 2018 terminaram. Eu digo quase todas porque Chile e Bolívia ainda não acabou no empate em 0 a 0. Ao menos não fora de campo.

Por Guadalupe Carniel*

Fronteira entre Chile e Bolívia

Terminada a partida, Evo Morales mandou uma carta à Conmebol advertindo de que os cantos da torcida chilena eram xenofóbicos. Segundo o presidente da ANFP (Associação de Futebol do Chile), questões geopolíticas ou racistas não devem se misturar com esportes.

O que eu vi, e muitos viram foi o clássico "Olé, olé, olá, el que no salta no tiene mar", que é uma ferida na alma boliviana até hoje, o fato de não ter acesso ao mar. Segundo Morales, os chilenos pretenderam amedrontar e humilhar os bolivianos. Para quem não sabe Chile e Bolívia mantém relações diplomáticas apenas desde 1978.

Ainda, segundo os meios bolivianos, a torcida chilena insultou o goleiro Carlos Lampe, com cantos xenofóbicos.

O Chile já sofreu sanções antes tendo que jogar sem público no Estádio Nacional e pagar multa. Agora querem que perca mando e pontos. Próximo jogo da equipe chilena em casa é contra a seleção do Peru, dia 11 de outubro.

Se houveram cantos xenofóbicos e racistas realmente, que os chilenos sejam punidos. Cantos racistas não são aceitáveis. Isso não pode ser aceito nem dentro, nem fora da cancha.