Um giro do Arquibancada pelas séries B, C e D do Campeonato Brasileiro

O Arquibancada fez um passeio pelas divisões mais esquecidas pela grande mídia do futebol brasileiro e mostra aqui a uma fotografia do momento nas séries B, C e D, que agregam mais de 60 clubes de todo o país.

Jogadores do São Bento de Sorocaba comemoram gol na Série C do Brasileiro de Futebol

Confira:

Série D

Pela Série D do Brasileiro começam as semifinais no próximo final de semana. CSA (AL) contra o São Bento de Sorocaba (SP) de um lado, e Volta Redonda (RJ) x Moto Clube (MA) do outro, definem quem serão os grandes finalistas.

As quatro equipes já garantiram vaga na Série C de 2017. São Bento e Volta Redonda levam ligeira vantagem por decidirem a vaga na final em seus domínios.

Série C

Faltando apenas duas rodadas para o final da primeira fase na C, o ABC de Natal (RN) lidera o grupo A e o Guarani de Campinas (SP) aparece em primeiro do grupo B. A equipe campineira é o melhor líder em aproveitamento entre todas as divisões do futebol brasileiro, tendo atingido 71% dos pontos disputados.

O sistema da Série C é o seguinte, na primeira fase as 20 equipes são divididas em dois grupos. No A ficam as equipes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, no B estão Sul e Sudeste. Após enfrentarem os clubes de suas respectivas chaves, os 4 melhores de cada lado se encontram nas quartas de final, para definir os 4 que vão para série B em 2017 e os finalistas do certame.

Se terminasse hoje, ABC (RN), Fortaleza (CE), Botafogo (PB) e Remo (PA) estariam classificados no grupo A e Guarani (SP), Boa Esporte (MG), Ypiranga (RS) e Botafogo (SP) se garantiriam no grupo B.

O destaque negativo fica por conta da Portuguesa (SP), vice campeã brasileira de 96, que precisa de um verdadeiro milagre nas duas últimas rodadas para escapar do rebaixamento para a série D.

Série B

Pela Série B, o Vasco (RJ) vem tendo mais trabalho do que esperava para garantir seu retorno a elite do futebol brasileiro. O Atlético (GO) assumiu a liderança na última terça (6), ao bater a Luverdense por 2 a 0 e chegar aos 42 pontos. Os cariocas tem 41, e podem retomar a liderança no sábado, em São Januário, contra o Oeste (SP).

Em terceiro lugar o tradicional Brasil de Pelotas aparece com 39 e outro clube que subiria se o torneio terminasse hoje seria o CRB (AL) que tem 38 pontos. Ceará (CE), 38 pontos também, Londrina (PR), com 37, e Bahia (BA), 35 pontos, seguem de perto o primeiro pelotão.

Na briga para não cair para a C, o Sampaio Correa (MA) aparece como virtual rebaixado, Tupi (MG) e Joinville (SC) também estão cada vez mais próximos da terceira. Bragantino (SP), Goiás (GO) e Paysandu (PA), tentam se salvar da última vaga para série C de 2017.

A rodada da série B continua na sexta feira com duas partidas, Joinville x Tupi (briga direta pra não cair) e Paysandu x Brasil de Pelotas, que vivem situações opostas no campeonato.