Dilma é recebida por manifestantes na chegada a Porto Alegre 

Diante de um pequeno, mas animado, grupo de militantes petistas, a ex-presidente Dilma Rousseff desembarcou no início da noite desta terça-feira (6) na Base Aérea de Canoas, de onde seguiu em seguida para Porto Alegre, cidade onde morará após a conclusão do processo de impeachment. Os ativistas entregaram flores a ela e gritaram os bordões "Fora Temer" e "Dilma, guerreira, mulher brasileira".

Dilma é recebida por manifestantes na chegada a Porto Alegre - Agência RBS

A chegada ao Estado estava prevista para ocorrer no aeroporto Salgado Filho, onde estava sendo organizado um ato por integrantes do PT e de movimentos sociais. A recepção, chamada de Carinhaço, foi cancelada em função da mudança do local de pouso para a Base Aérea de Canoas, que tem entrada proibida para o público geral.

A Frente Brasil Popular no Rio Grande do Sul informou que, em função da troca, o ato foi suspenso porque os apoiadores não conseguiriam ter acesso a Dilma. Assessores da ex-presidenta explicaram que a decisão de mudar o local de pouso partiu da FAB. A equipe da ex-presidente foi informada, durante o dia, que não seria possível descer no Salgado Filho.

A mudança de planos pegou muita gente de surpresa. Alguns militantes já estavam chegando ao aeroporto quando foram avisados que não haveria mais o evento no local. Mesmo assim, líderes do partido que tiveram acesso ao local puderam receber Dilma.

Nas redes sociais, a deputada estadual Manuela D'Ávila (PCdoB) e o candidato petista à prefeitura de Porto Alegre, Raul Pont, postaram fotos com a ex-presidenta.

Dilma vai morar em Porto Alegre, onde vivem o ex-marido Carlos Araújo; a filha do casal, Paula, e os netos, Gabriel e Guilherme, mas pretende passar temporadas no Rio de Janeiro, local considerado mais estratégico para uma atuação política — a mãe da ex-presidente, Dilma Jane, tem um apartamento em Ipanema.