Artistas protestam contra Temer na coletiva da Bienal de São Paulo

Braço forte da resistência ao golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff, o setor da cultura continua a se manifestar contra o governo de Michel Temer. Nesta segunda (5), a coletiva de imprensa da 32ª Bienal de São Paulo foi palco de mais um protesto. Um grupo de artistas tomou conta do salão principal, aos gritos de “Fora Temer” e vestindo camisetas contrárias ao presidente e em defesa de eleições diretas.

Bienal

Participantes em um dos principais eventos de arte do mundo, eles anunciaram que tartava-se de um ato contra o governo e a violência policial empregada nas manifestações de rua e em solidariedade às 26 pessoas presas neste domingo (4). 

Entre os artistas que participaram do protesto, estavam Cristiano Lenhardt, Jonathas de Andrade, Amilcar Packer e e o coletivo carioca OPAVIVARÁ!.

Jochen Volz, curador da Bienal – cujo tema é "incerteza Viva"-, recebeu bem a manifestação e fez discurso exaltando a liberdade de expressão.

Ele também destacou que, quando iniciou a preparação para a mostra deste ano, o cenário político no país se tornou mais instável. "Temos discutido continuamente uma maneira de reagir a essas mudanças", colocou.

A Bienal será aberta ao público nesta quarta (7) e fica em cartaz até 11 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera. Nesta edição, reúne cerca de 340 obras de 81 artistas e coletivos.Veja abaixo vídeo do momento do protesto.

 

Coletiva de imprensa da 32a BSP. Muito bom artistas!!! #foraalckmin #foratemer

Um vídeo publicado por marcos_gallon (@marcos_gallon) em