O norte do golpe é garantir lucro do grande capital, diz Socorro Gomes

“É uma situação grave, é uma situação trágica e cabe aos movimentos sociais defender a paz.” A análise em tom preocupado é de Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz), após o Senado brasileiro confirmar o afastamento definitivo de Dilma Rousseff da Presidência da República.

Socorro Gomes - The Goan

“Esse golpe é uma ameaça à paz. À paz interna, porque leva a essas políticas de desemprego, arrocho, retirada de direitos como as questões da aposentadoria, das pensões, da estabilidade…. Impor o negociado acima do legislado para quebrar com os direitos dos trabalhadores e, consequentemente, rasgar a CLT. Isso só tem um objetivo, em tempos de crise garantir o lucro do capital”, afirma.

Socorro Gomes também vê com grande preocupação a visão de política externa do grupo que está assumindo o poder no Brasil. “Para nós do Cebrapaz é essencial a paz e a solidariedade entre os povos … Essa questão de sair atacando os outros países como está fazendo o ministro José Serra: Venezuela, Cuba, Equador, Uruguai… Isso é o caldo de cultura para hostilidade e isso não ajuda a paz, é um desserviço à paz entre os povos”.

Ainda segundo ela, “além de tudo, eles tentam colocar uma pá de cal na política internacional do Brasil que tem sido uma política altaneira e uma política justa de respeito aos outros países. O Brasil sempre buscou, tanto no governo Lula como no governo Dilma, a via do diálogo, do respeito e da cooperação entre as nações, especialmente com as nações do sul do continente”.

Ouça: