Vanessa Grazziotin: Voto contra a usurpação da soberania popular

Na fase final do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) reafirmou na tarde desta terça-feira (30) que “o julgamento da presidenta por crime de responsabilidade é um erro”. Vanessa destacou que a farsa do processo foi arquitetada pelos partidos de oposição que perderam as últimas eleições e que querem “a toda força e por todo peso voltarem a implantar o seu projeto neoliberal, nocivo ao Brasil e a todo povo brasileiro”.

Vanessa Grazziotin

“Um erro crasso, destes que nos cobrarão um preço alto e amargo agora e por anos e anos que estão por vir, se não tivermos discernimento e a coragem de rejeitar as acusações vazias e infundadas que fazem à democracia e à presidenta Dilma”, proferiu.

Ao abordar os fatos do processo, sem citar nomes, a senadora Vanessa falou da falta de isenção no julgamento, fazendo referência aos desafetos e adversários de Dilma que lideraram todos os autos do impeachment tanto Câmara dos Deputados como Senado, se dirigindo ao partido derrotado por Dilma nas urnas em 2014.

A senadora reafirmou que não houve qualquer comprovação de que a presidenta Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade e citou as decisões do Ministério Público Federal, dos especialistas do Senado e questionou: “o que entendemos por justiça? Que espécie de democracia é o Brasil? Estas respostas me assustam”.

Ao ponderar sobre o assunto, a senadora Vanessa repetiu parte da fala da presidenta da República que esteve no Senado nesta segunda-feira (29) para fazer pessoalmente sua defesa. “Os fatos nos levam a repetir à presidenta Dilma”, disse a senadora, ao ler o trecho dito por Dilma: “tem se afirmado que esse processo de impeachment seria legítimo porque os ritos e os prazos teriam sido respeitados, no entanto, para que seja feita a justiça e a democracia se imponha a forma só não basta, é necessário que o conteúdo de uma sentença também seja justo, e no caso, jamais haverá justiça na minha condenação”.

Voto contra a usurpação da soberania popular

Ao proferir seu voto dizendo “não” ao impeachment, em fala emocionada, a senadora ressaltou que o Brasil vive hoje um momento muito triste da história, “momento mais triste que talvez tenha vivido na minha vida”, disse, ao denunciar a farsa do processo de impeachment. O que ocorre aqui “é uma disputa política daqueles que perderam as últimas quatro eleições e querem a toda força e por todo peso voltarem a implantar o seu projeto neoliberal, projeto nocivo ao Brasil, nocivo a todo povo brasileiro, à gente mais pobre, principalmente”, destacou.

A senadora Vanessa disse ainda que andará de cabeça erguida e que não se preocupa com os votos que possa perder. “Não tem problema, porque em breve serei reconhecida, pois fiquei do lado da justiça, fiquei do lado da verdade e fiquei do lado da democracia, da minha Amazônia e do meu Brasil”, concluiu.

Assista ao vídeo com a íntegra da fala da senadora: