ONU: Agressão saudita ao Iêmen já matou 10 mil pessoas

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que os 18 meses de agressão saudita ao Iêmen tenham provocado perto de 10 mil mortos.

Tribunal destruído em Saada, Iêmen, por ataque aéreo saudita no dia 28 de Agosto - PressTV

O coordenador humanitário da ONU para o Iêmen, Jamie McGoldrick, disse nesta terça-feira (30) numa coletiva de imprensa em Saná que o número de vítimas mortais se baseia em dados oficiais fornecidos por instalações médicas no país do Oriente Médio, segundo as emissoras PressTV e HispanTV.

Jamie McGoldrick acrescentou que o número real de mortos poderá ser ainda mais elevado, tendo em conta que esta nova estimativa se baseia nas informações de centros de saúde regionais e que estes não existem em todas as zonas do país.

Em alguns locais, são os familiares que enterram os seus seres queridos, sem reportar as suas mortes, explicou o representante da ONU.

Estes números são divulgados em plena ofensiva saudita, com ataques aéreos diários em vários pontos do país, principalmente nas províncias de Sa’ada, Hajjah, Ta’izz e Hudaydah, bem como na capital, Saná.

A ofensiva militar contra o Iêmen foi lançada pela Arábia Saudita em março de 2015, na tentativa de derrubar o movimento popular iemenita Ansarullah e recolocar no poder o ex-presidente fugitivo Abdu Rabu Mansur Hadi, um aliado de Riade.

Fonte: Abril Abril