Senadora critica “discursos políticos” dos advogados de acusação 

Após a fala dos advogados de acusação – Janaína Pascoal e Miguel Reale Júnior – na sessão de julgamento do impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, nesta terça-feira (30), no Senado, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) fez um discurso para manifestar surpresa com a falta de argumentos jurídicos e técnicos.  

Senadora critica “discursos políticos” dos advogados de acusação - Agência Senado

“O que a acusação fez aqui, hoje, na tribuna do Senado, não foram registros técnicos, não foi um debate jurídico; foi um debate político. Eu não tenho nada contra debates políticos. É direito, mas, para fazer debate político, é necessário que se submeta ao voto popular e venha para esta Casa. Se aqui vem como advogado, aqui tem que trazer questões técnicas”, criticou a senadora.

E ironizou a fala de Miguel Reale Júniro, que havia dito que “esse processo foi gestado nas ruas”. Para a senadora, as ruas a que se referiu o advogado de acusação são a Avenida Paulista, Nossa Senhora de Copacabana, Avenida Atlântica – importantes vias de São Paulo e Rio de Janeiro. “Exatamente nos lugares frequentados pela elite brasileira. É um golpe contra o povo, é isso que nós estamos vendo aqui”, avisou.

Ela também criticou a invocação que Janaina Pascoal fez a Deus. “Deus não tem nada a ver com esse golpe”, destacou a senadora, acrescentando que a apresentação de Janaina Pascoal, chorando, apelando a Deus, invocando os netos da presidenta Dilma, parecia uma encenação. “Isso daqui não é uma cena. Nós não estamos aqui fazendo uma encenação”, alertou a senadora.

Para a senadora, a fala dos advogados de acusação foram mera “discurseira política, mostrando bem o objetivo deste processo, que é um processo farsesco, baseado em conluio do Tribunal de Contas da União entre dois servidores, num parecer pago à advogada que está aqui pelo PSDB, na vingança do presidente da Câmara dos Deputados e que tem base política para afastar a presidenta da República”, concluindo que “é lamentável a qualidade técnica e jurídica dos advogados”.