Gene Wilder conhecido pelo personagem Willy Wonka morre aos 83 anos

O premiado ator norte-americano, conhecido por seus papéis em clássicos filmes de comédia dos anos de 1970 e 1980, Gene Wilder, morreu neste domingo (28), aos 83 anos, vítima de Alzheimer. Segundo a família, Jerome Silberman, nome real do ator, sofria com a doença há três anos, mas o caso era desconhecido do grande público, a pedido do próprio ator.

Wilder lutava contra o Mal de Alzheimer.

Gene adotou o nome de ator aos 26 anos, inspirado no personagem Eugene Gant, de Thomas Wolfe, e no escritor Thornton Wilder. Depois de alguns trabalhos na televisão, Wilder fez sua estreia no cinema em Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967).

Além de "Willy Wonka e a fábrica de chocolate", o ator norte-americano ficou conhecido pelos seus papeis em O jovem Frankenstein (1974) e Primavera para Hitler (1967), filmes pelos quais foi nomeado para um Oscar.

Parceiro de Wilder, o diretor americano Mel Brooks trabalhou com o ator nos filmes Banzé no Oeste e O Jovem Frankenstein, filme que o ator também assinou como roteirista. Wilder também dirigiu cinco longas, incluindo "A dama de vermelho" (1984) e "O maior amante do mundo (1977).

Outro parceiro do comediantes foi Richard Pryor (1940-2005)- foto ao lado. Wilder e ele atuaram juntos em "O Expresso de Chicago" (1976), "Cegos, Surdos e Loucos" (1989), "Loucos de Dar Nó" (1980) e Um Sem Juízo, Outro Sem Razão (1991).

Wilder lutava contra o Mal de Alzheimer e estava afastado das telas desde o início dos anos 2000, quando fez breve participação na série Will & Grace.

Abaixo o trailer oficial do clássico filme protagonizado pelo ator Gene Wilder.

O eterno "Willy Wonka", de A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971):