Piora opinião da população em relação às medidas do governo Temer

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) aponta uma piora da avaliação da população em relação às medidas de Michel Temer, enquanto presidente interino, em 10 temas centrais, incluindo reforma da previdência, combate à inflação, desemprego, entre outros. A desaprovação subiu em todos os itens analisados em agosto ante julho. A maior piora foi registrada na reforma das regras da aposentadoria: 10 pontos percentuais a mais, comparado ao mês de julho, ou seja, 64% desaprovam tais medidas.

Michel Temer

A pesquisa, feita entre 30 de julho e 9 de agosto, com 1.200 entrevistas presenciais em 72 cidades brasileiras, faz parte do estudo Pulso Brasil, realizado pela empresa independente Ipsos.

O levantamento, que examinou a aprovação e desaprovação do presidente interino em dez temas, revela que a avaliação negativa subiu em todos os itens analisados em agosto ante julho. O estudo aponta também que diminuiu o índice de desconhecimento sobre Temer.

Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs no Brasil, avalia que “o barômetro político” de Temer mostra que “sua imagem está consolidada em patamares bastante negativos”.

“Os crescentes índices de desaprovação quanto à sua atuação frente aos principais temas da agenda do país, como combate à inflação ou reforma da previdência, são nada mais do que uma demonstração de insatisfação geral quanto ao seu trabalho até aqui. Temer nunca ocupara um cargo no Executivo e, baseado nesses três meses de gestão interina, os dados mostram que sua atuação ainda não foi aprovada pela população”, apontou Cersosimo.

Aumenta avaliação negativa

As avaliações do governo federal tiveram variações dentro da margem: 49% disseram em agosto achar a administração federal ruim ou péssima ante 48% em julho; 31% classificaram como regular ante 29% no mês anterior; e 8% afirmaram achar a administração ótima ou boa, ante 7% em julho. Já percentual dos que não sabem ou não responderam recuou, de 16% para 12%.

Desaprovado por 68%

Apesar da alta no índice negativo, a desaprovação de Temer no mês se manteve em 68%. A aprovação subiu dois pontos, está em 21%. O índice dos que não conhecem o presidente interino o suficiente para responder recuou de 13% para 11%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

O estudo completo pode ser acessado aqui.