Aquarius estreia com “Fora Temer” e vaias ao ministro da Cultura

Marcelo Calero, ministro da Cultura do governo interino de Michel Temer, foi ao Rio Grande do Sul, na noite desta sexta, para assistir ao filme pernambucano Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, que abriu a programação do Festival de Cinema de Gramado. Antes do início da projeção, quando a marca do ministério apareceu na tela, uma parte da plateia o vaiou com intensidade e o chamou de “golpista” repetidamente.

Estréia do filme Aquarius tem "Fora Temer" e vaias para ministro - AllImpress

O ministro ainda não havia visto Aquarius, mas já tinha feito comentários críticos a respeito do protesto contra o governo feito pelos artistas do filme no Festival de Cannes, quando o longa-metragem concorreu à Palma de Ouro.

As vaias cederam lugar aos aplausos com a entrada triunfal de Sônia Braga, que posou para fotógrafos e acenou aos gaúchos antes de receber o troféu Oscarito pelo conjunto da carreira. Após uma retrospectiva de seus principais filmes, a atriz recebeu o prêmio das mãos de Bruno Barreto, diretor de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976).

Em Gramado, também estavam na plateia o pernambucano Alfredo Bertini, secretário nacional do Audiovisual, e o jornalista Marcos Petrucelli, que está na comissão que selecionará o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar.

Na noite de abertura do Festival de Gramado, Marcelo Calero não subiu ao palco do cinema. Ele discursou antes do início da sessão, quando uma orquestra sinfônica fez um concerto no lado de fora do palácio.