Metalúrgicas do ABC denunciam em revista violência contra mulher

Comissão de Mulheres Metalúrgicas do ABC lançou nesta semana revista temática sobre o alto índice de violência de gênero. Além de apresentar números alarmantes sobre casos de estupro no país, a edição traz reportagens que denunciam o machismo e também o racismo como causas de agressões e mortes de mulheres todos os anos no Brasil.

A edição tem 15 mil exemplares e é distribuída pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC nas fábricas da região. "É para a nossa categoria, para levarem para casa e refletirem sobre o que está ocorrendo", diz a coordenadora da comissão, Maria do Amparo Ramos, em reportagem da TVT.

 
Flávia Bigai, da Marcha Mundial das Mulheres do ABC, elogiou a iniciativa. Para ela, é uma resposta de um setor da sociedade que ajuda a dar mais visibilidade ao tema. A revista também traz o histórico de organização das mulheres dentro da categoria e aponta para a importância de levar mais mulheres para a política em defesa das pautas femininas.
 
Atualmente, nenhum dos sete municípios do ABC é governado por mulheres, e somente dez das 142 vagas nas câmaras municipais são ocupadas por parlamentares do sexo feminino.
 
Assista