Barroso critica vazamentos seletivos em investigações sobre corrupção

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou nesta sexta-feira (26) que as investigações contra à corrupção "não legitima vazamentos seletivos, venham da acusação, da defesa ou da polícia". A declaração foi feita durante palestra em seminário sobre liberdade de expressão promovido pelo Google e pela Editora Abril, editora da revista Veja.

Ministro do STF critica notícias “muito opinativas” sobre impeachment

"O dever de transparência por certo não legitima vazamentos seletivos, venham da acusação, da defesa ou da polícia. A realização da Justiça desperta interesses e paixões, mas jamais poderá prescindir a boa-fé objetiva", disse Barroso.

Curiosamente, foi a revista Veja responsável pelo vazamento da delação premiada que estava sendo negociada pelo ex-presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro, com o Ministério Público Federal (MPF) e que citava uma suposta relação com o ministro Dias Toffoli, do STF.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, negou que os procuradores do órgão tenham recebido acusações contra Toffoli, mas decidiu suspender a negociação de delação. Ora, se não há acusações contra o ministro, a Veja mentiu? Então, qual é o motivo da suspensão?

Barroso salientou que a "corrupção precisa ser enfrentada no Brasil não com arroubos retóricos ou como trunfo contra os adversários". disse que a corrupção tem sido enfrentada nos últimos anos. "Essa é a grande diferença e grande virtude do presente momento", ressaltou.

O ministro ponderou ainda sobre a necessidade de se observar os direitos fundamentais dos acusados. "Evidente, o combate à corrupção, como tudo mais na vida democrática, deve ser concretizado dentro das normas constitucionais e legais, com respeito ao direito de defesa, com proporcionalidade e transparência", acrescentou.

Porém, o sucesso nos esforços para combater os crimes envolvendo a administração pública tem, na opinião de Barroso, insuflado ações em sentido contrário. "Existem robustas e previsíveis reações contra investigações de corrupção em geral", enfatizou. Ele citou em seguida algumas ações que percebe nesse sentido.

"Essas reações incluem ataques ao Ministério Público, tentativas de reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que permite a execução de condenações após o segundo grau, articulações para preservar mandatos maculados e mudanças legislativas que façam tudo ficar como tudo sempre foi", destacou.

Vale lembrar que, um dos principais aliados do governo provisório de Michel Temer (PMDB), o senador e ex-ministro Romero Jucá (PMDB-RR), foi flagrado em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em que afirmava que ser preciso "estancar a sangria" da Lava Jato, ou seja, barrar as investigações e, para isso, articulava o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.