Moro devolve passaporte para mulher de Eduardo Cunha

Aumentando as críticas de que usa dois pesos e duas medidas em sua atuação a frente do processo da Lava Jato na primeira instância, o juiz federla Sérgio Moro acatou o pedido da defesa da mulher do deputado federal e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Cláudia Cruz, para que fosse devolvido passaporte dela que estava com a Justiça.

Cunha e mulher

Apesar do pedido do Ministério Público Federal (MPF), que alertou sobre a possibilidade de risco de fuga da investigada, que é ré na Operação Lava Jato, assim como o seu marido, Eduardo Cunha, Moro decidiu devolver os passaportes. Cláudia responde a processo por ter sido favorecida por meio de contas na Suíça, de parte de valores de uma propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido. Ela responde pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

"Existe real possibilidade de Cláudia Cordeiro Cruz e/ou seus familiares manterem outras contas bancárias no exterior, havendo risco concreto de eventual fuga e utilização de ativos secretos ainda não bloqueados caso o passaporte seja devolvido", disse o MP.

No entanto, Moro disse em despacho publicado nesta quarta-feira (24), que a entrega do passaporte à Justiça foi iniciativa da própria defesa de Cláudia Cruz, mas determinou que possíveis viagens realizadas por ela sejam previamente informadas oficialmente.

"Defiro o pedido de dispensa, sob a condição de que a intimação para os atos processuais vindouros seja realizada na pessoa de seus advogados. Ausência de oposição será interpretada como concordância tácita", disse o juiz.