Ativistas e parlamentares debatem ameaças contra a comunicação

O deputado federal (Psol-RJ), Jean Wyllys é o novo coordenador da frente parlamentar pela liberdade de expressão (FrenteCom). Durante a posse do deputado, a integrante do Coletivo Intervozes Bia Barbosa citou ameaças às políticas públicas do setor a partir da fusão do Ministério das Comunicações com o de Ciência e Tecnologia, no governo interino de Michel Temer. 

Dep federal Jean Wyllys - Foto: Maurício Moraes/SPBancários

"As ações de comunicação do novo ministério, se assim permanecerem, vão se transformar meramente em cartório de distribuição de outorgas para as emissoras comerciais".

O Intervozes também cobrou providências quanto a parlamentares que são donos de rádio e TV e disputam a eleição municipal, o que é proibido pela Constituição. Vice-presidente do conselho curador da Empresa Brasil de Comunicação, Evelin Maciel, defendeu o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública, com controle social e diferença clara em relação ao conteúdo institucional.

"Vamos lutar pela implementação total da lei que criou a EBC e garante autonomia financeira à empresa, com a aplicação dos recursos da contribuição para o fomento da radiodifusão pública, que hoje estão contingenciados. Estamos atentos e atuantes para que crianças, jovens, negros, indígenas, pessoas com deficiência encontrem os seus espaços na comunicação pública".