Deputados comemoram êxito das Olimpíadas: dos comunistas aos atletas 

Parlamentares do PCdoB destacaram o êxito dos Jogos Olímpicos no Brasil em seus discursos na Câmara nesta segunda-feira (22), um dia após o encerramento do evento no Rio de Janeiro. E destacaram a participação dos comunistas na preparação do evento no período em que estiveram à frente do Ministério do Esporte. O líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), ressaltou ainda o papel das políticas públicas implementadas pelos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma.  

Dilma recebe a bandeira Olímpica

“Gostaria de me associar ao sentimento de orgulho de todos os brasileiros hoje pela realização vitoriosa e brilhante do episódio que é o maior evento esportivo do planeta que são as olimpíadas. Para desgosto dos pessimistas que anunciavam permanentemente que o Brasil seria um fracasso na organização das Olimpíadas, os mesmos que afirmavam isso na realização da Copa do Mundo, o Brasil superou o complexo de vira-latas em todos os aspectos”, avaliou o parlamentar.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) também destacou “a satisfação de mostrar ao mundo que nós somos capazes. Parabenizo todos e todas que, na condição de voluntários, puderam dividir a sua generosidade, espalhando esse sentido de fraternidade que tem o povo brasileiro, e o faço destacando a participação de voluntários com síndrome de Down, que deram o melhor da sua contribuição.”

Os parlamentares atribuíram o êxito da participação dos atletas brasileiros, que conquistaram 13 medalhas de ouro, às políticas públicas dos governos Lula e Dilma. Daniel Almeida lembrou que 77% dos competidores do Brasil são beneficiados com programas esportivos desenvolvidos pelo Ministério do Esporte, na época conduzido pelos comunistas Agnelo Queiroz, Orlando Silva e Aldo Rebelo.

Política de inclusão

Jô Moraes parabenizou todos os 465 atletas que integraram o time do Brasil. “Lembro aqui que esse esforço conjunto resultou no melhor alcance de pleitos de medalhas que já tivemos em todas as Olimpíadas. Foram 19 medalhas”, afirmou, acrescentando que “dessas 19 medalhas, com exceção das do time de vôlei e do time de futebol, 17 foram conquistadas por membros integrantes do Programa Bolsa Atleta, que não começou agora. Esse resultado não é fruto de dois meses de interinidade e de confusões.”

“Ele é fruto de uma política de inclusão no esporte que teve o seu início no ano de 2008, com a criação do Programa Atletas de Alto Rendimento, que incorporou uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Defesa. Por isso, cumprimento aqui o Presidente Lula, a Presidenta Dilma, o ex-ministro Orlando Silva, o ex-ministro Aldo Rebelo, que, nesta construção, fizeram com que uma política de inclusão social e esportiva mostrasse ao mundo aquilo do que somos capazes. “

A deputada estendeu os cumprimentos também “ao povo brasileiro, que soube derrotar toda ação autoritária e se manifestou nos estádios, e se expressou com suas camisas, com seus cartazes, dizendo aquilo que todos queriam dizer: ‘Fora, Temer!’”