Conflito no Iêmen provoca mais de três milhões de deslocados

O conflito no Iêmen provocou mais de três milhões de deslocados, revelou nesta segunda-feira (22) um relatório do Escritório do Alto Comissariado de Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Explosão nos arredores de Sanaa, capital do Iêmen

Segundo o documento conjunto, 3.154.572 pessoas foram obrigadas a abandonar seus lugares de origem desde que começou a guerra.

Desse total, se mantêm nessa condição 2.205.102 continuam refugiados, enquanto 949.470 tentaram retornar a seus lares, destaca o site da ONU.

O relatório de Acnur e OIM destaca que, devido à escalada do conflito e a piora das condições humanitárias, o deslocamento em todo o país aumentou cerca de 7% desde abril, quando 152.009 pessoas foram registradas em fuga violência.

Também destaca que um número significativo dos deslocados estão procurando retornar, cerca de 24 % de aumento ou 184. 491 indivíduos, tendo em conta momentos de calma ou melhoras percebidas nas zonas de combate.

A maioria dos deslocados, aproximadamente 62%, foram recebidos por suas famílias e amigos, enquanto outros utilizam abrigos inadequados.

De acordo com as cifras, a duração média de tempo que as pessoas têm que passar longe de seus lares também aumentou, e a maioria dos deslocados – 89% -, permanecem nessa condição há mais de 10 meses.

O relatório foi preparado pelo Grupo de Trabalho sobre o movimento da população, uma equipe técnica dirigido pelos dois organismos, como parte da resposta humanitária à crise no Iêmen.