Bahia vai ganhar Centro de Boxe e Luta Olímpica

A Bahia vai ganhar o primeiro Centro de Treinamento de Boxe e Luta Olímpica. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na última semana, na Governadoria, durante a festiva recepção ao primeiro pugilista medalha de ouro do Brasil, o baiano Robson Donato da Conceição.

“Apostando que a prática do esporte vai ajudar a salvar milhares de vidas na Bahia, quero anunciar que nós vamos bancar, com recursos próprios, a construção do primeiro Centro de Treinamento de Boxe e Lutas Olímpicas da Bahia, aqui em Salvador”, disse.

Com obras previstas para o ano que vem, o equipamento terá 5 mil metros de área construída e capacidade para 3 mil pessoas na arquibancada. A intenção do chefe do Executivo é que o equipamento sirva para a formação de atletas e atração de eventos nacionais e internacionais das modalidades.
“Eu quero que você seja um símbolo para nossa periferia e para a juventude negra do nosso estado. Exemplo de que é possível vencer com muita força de vontade”, ressaltou o governador na presença de outras autoridades, entre elas o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes.

Robson Conceição é morador do bairro de Boa Vista de São Caetano, onde dá aulas e serve de inspiração para 100 participantes do Projeto Luta Cidadã, na área da Base Comunitária de Segurança (BCS).

O pugilista foi convidado pelo governador e aceitou implantar o projeto de boxe em todas as bases comunitárias do Estado. “Vamos fazer que essa medalha se multiplique” observou o campeão, que seguiu em carro aberto até o bairro onde reside e iniciou na modalidade.

Centros

Em agosto do ano passado, o secretário Álvaro Gomes pleiteou junto ao então ministro do Esporte, George Hilton, a implantação de três novos centros olímpicos na Bahia: Centro de Canoagem, o Centro de Luta Olímpica e o Centro de Boxe.

Participaram do encontro no Ministério do Esporte, entre o titular da Setre e o então secretário de Alto Rendimento do ministério, Carlos Geraldo, os presidentes da Confederação de Luta Olímpica e Confederação de Boxe, Pedro Gama e Mauro Silva, respectivamente, o presidente da Federação de Boxe da Bahia, Joilson Santana, e ainda o vice-presidente da Federação de Canoagem da Bahia, José Carlos.

Conforme o secretário estadual de Esporte, a ideia era que o Centro de Canoagem fosse implantado na foz do Rio de Contas, podendo ser em Ubaitaba, Itacaré ou em outro município. Já os centros de luta, na capital baiana.

Com Ascom/Setre