Manifestantes protestam contra instalação de armas na Coreia do Sul

Cerca de 5 mil sul-coreanos protestaram em Seul no dia 15 de agosto contra a mais recente tentativa do governo sul-coreano de instalar o sistema aéreo "de defesa" americano THAAD no sudeste do país. Os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Sim para a Paz, não para o THAAD".

Manifestantes protestam em Seul contra instalação de sistema bélico estadunidense - CRI Online

Os manifestantes, que consistiam de moradores locais, estudantes e funcionários públicos do condado de Seongju, onde o sistema deverá ser instalado, garantiram que eles vão lutar contra a implantação do THAAD até o fim, até mesmo com suas vidas.

Apesar da garantia da presidente sul-coreana Park Geun-hye de que o THAAD "nada mais é do que um sistema de defesa" em resposta ao lançamento de mísseis da Coreia Popular, os manifestantes acreditam fortemente que a implantação do THAAD vai aumentar a tensão na península, iniciando uma nova corrida armamentista, colocando a paz e a segurança da Coreia do Sul em perigo.

O presidente da Associação de Agricultores de Seongju disse que a luta anti-THAAD tem prevalecido no país e que eles vão lutar como podem contra a instalação do sistema de defesa, dizendo que se o THAAD for instalado na Coreia do Sul, o país vai se tornar uma base militar colonial dos Estados Unidos.

Segundo o presidente da associação, os protestos contra o THAAD vão continuar.