PEC 241: “Reduzir financiamento da Saúde é destruir o SUS”

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 – que limita o crescimento de gastos primários do governo – trará consequências perversas para a população, pois reduzirá o financiamento de políticas públicas, alerta a especialista em Orçamento Público e assessora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Grazielle David. “A Saúde, por exemplo, já é cronicamente subfinanciada. Se você agora inviabiliza ainda mais o seu financiamento, você está destruindo o SUS”, diz.

Ela lembra ainda que o Sistema Único de Saúde é utilizado por todos os brasileiros.“O SUS não é só o hospital superlotado. Pelo contrário. Se você come num restaurante na hora do almoço, por exemplo, dê graças ao SUS, porque a vigilância sanitária, que garante que o alimento é saudável, que você não vai passar mal, é SUS”, exemplifica. “Querer destruir o SUS é algo que vai afetar a todos”, afirma Grazielle.

Disputa de narrativa

No vídeo da TV Vermelho, ela fala ainda sobre a disputa de narrativa que existe hoje na sociedade, em torno do ajuste fiscal proposto pelo governo Michel Temer. De um lado, estão representantes de grandes corporações que apoiam o corte de gastos, embora ele prejudique a maior parte da população que depende de serviços públicos; do outro, estão economistas, ativistas e cidadãos que defendem uma melhoria na arrecadação e a preservação das políticas públicas.

Segundo ela, contudo, com uma mídia monopolizada a seu lado, a pauta dos grandes empresários – incluindo aqueles que sonegam impostos –, termina por se sobrepor.