Parlamentares brasileiros parabenizam Fidel pelo exemplo ao mundo 

O Grupo Parlamentar Brasil-Cuba enviou, ao ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, carta parabenizando-o pelo aniversário de 90 anos, transcorrido neste sábado (13). O texto, assinado pela presidenta da Frente, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), destaca que “seus ensinamentos, que marcaram a formação política de gerações, serão preservados na História.”

Parlamentares brasileiros parabenizam Fidel pelo exemplo ao mundo - Agência Senado

Segundo a senadora, o aniversário de Castro representa “um fato histórico da maior repercussão para a humanidade, que marca a trajetória exemplar do líder, do companheiro, do revolucionário e do estadista. Do humanista, sobretudo.”

Na carta, a parlamentar brasileira relembra toda a trajetória do líder revolucionário cubano, marcada pela “perseverança incansável de garantir a todos os povos do mundo o direito à dignidade e à liberdade plena.”

“De balneário de grã-finos, centro de tráfico de drogas, prostituição e jogo, Cuba hoje é um país com menos desigualdades, menos cidadãos sem proteção, menos crianças sem escolas, menos doentes sem hospitais, mais professores e mais médicos que qualquer outro país do mundo”, diz a carta.

E acrescenta: “Um país colocado entre as dez maiores equipes olímpicas do mundo. A mão-de-obra técnica e científica feminina, de qualificação internacionalmente reconhecida, representa mais de 50%. A taxa de mortalidade infantil é uma das mais baixas entre nações mais ricas do mundo.”

Os êxitos alcançados por Cuba são compartilhados com países de vários continentes nos momentos de paz e de infortúnio. E disso o povo brasileiro é testemunha, ressalta a carta, relembrando o atendimento de saúde gratuito em Cuba de centenas de crianças e adultos afetadas pelo Césio 137, no acidente radiológico de Goiânia, em 1987.

“Por estas razões a história tem muito a comemorar”, explica a senadora , para concluir que “em face do desconforto da atual geopolítica marcada pela unipolaridade, de mando único, que determina a falência dos organismos internacionais, a destruição dos Estados nacionais e a desmoralização da política, seu exemplo haverá de iluminar os novos rumos da civilização igualitária e democrática de todos os povos do mundo.”