China comemora 71º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial

O 71º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial foi comemorado nesta segunda-feira em toda a China e as vítimas da guerra foram lembradas em todas as partes do país.

Nanquim Segunda Guerra Mundial

Os cidadãos da China, Japão e República da Coreia assistiram a uma assembleia pacífica na cidade de Nanquim na manhã desta segunda, para comemorar a vitória da guerra de resistência chinesa contra a agressão do Japão.

No Salão Memorial das Vítimas do Massacre de Nanquim, que se situa na capital da Província de Jiangsu, leste da China, representantes dos três países leram uma declaração de paz.

Em 13 de dezembro de 1937, tropas japonesas deram início a seis semanas de destruição, saques, estupro e matança em Nanquim. Mais de 300 mil chineses, incluindo soldados desarmados e civis inocentes, foram assassinados.

Este ano marca o 71º aniversário do fim da guerra. Todos os anos, em 15 de agosto, Ong's pacifistas de todo o mundo se reúnem na cidade para lembrar as vítimas.

Miyauchi Yoko, diretora de uma Ong pacifista com sede em Kobe, no Japão, disse que o calor do verão em Nanquim lhe fez lembrar a brutalidade que os chineses sofreram durante a guerra, dando a ela e seus amigos o estímulo necessário para fazer tudo que possa prevenir o governo japonês de tomar um caminho errado.

Em Harbin, um ano depois da inauguração do Museu de Evidências de Crimes de Guerra pela Unidade 731 do Exército Japonês, situado no antigo lugar que foi o quartel-general dos ocupantes, o número de visitantes já ultrapassou 950 mil pessoas.

A Unidade 731 era uma base de investigação de guerra biológica e química que foi criada em 1935.

O diretor do museu, Jin Chengmin, explicou que ele abriga muitos documentos históricos e que em torno de 10% dos visitantes são estrangeiros.

Em Xangai, foi publicado pela primeira vez a "Transcrição dos Procedimentos do Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente", que se prevê ser apresentado na Feira do Livro de Xangai na próxima terça-feira (16).