Capixabas comemoram o aniversário de 90 anos de Fidel Castro  

 90 anos de vitórias – Aniversario de Fidel Castro – ato cultural envolvendo artistas, militantes dos DH, políticos de vários partidos de esquerda, médicos cubanos e o Consul de Cuba, Roberto Gomez.

90 anos de Fidel

Fernanda Tardin*

Vitória fez uma homenagem no centro histórico da Capital, que no final dos anos 80, durante a administração de Vitor Buaiz, assinou com o governo cubano, Termo de Cooperação. Como Fruto do acordo, o governo de Vitoria passou a ser referencia de saúde e educação a nível.

Estiveram presentes à comemoração, médicas e médicos cubanos, que por intermédio do programa “Mais Médicos”, prestam serviços a mais de 5 municípios capixabas, levando assistência médica de alta qualidade, onde antes a população era desassistida.

Organizado pelas Instituições Hermanas: Calles – Casa América Latina “Liberdade e Solidariedade” – CALLES, presidida por Fernanda Tardin; Centro Brasileiro pela Paz – Cebrapaz, liderada por Mônica Simões; Associação Cultural José Martí – ACJM/ES, presidida por Marluzio Ferreira Dantas Clipper Agencia de Turismo, representada por Lucilia Assis e o Nucleo Capixaba  do Barão de Itarare, coordenado por Claudio Machado.

O evento contou com fundamental apoio do espaço cultural “Casa da Stael”, da Comunidade do Centro de Vitória, da Rozi de Sá e registrou a presença de diversos representantes da cultura capixaba, o teatrólogo Wilson Coelho; o cantor e compositor Carlos Papel; o Mestre do Congo, Renato Santos, o maestro italiano Luig; bateristas e ritmistas de escola de samba, poetas e poetisas.

O Presidente da Câmara de Vitória, Vereador Namy Chequer e do consul de Angola Bil Lebenss,  representante Oficial de Angola no ES, manifestaram agradecimentos e homenagens a Fidel Castro.

Estiveram também presentes ex-presos políticos que de uma forma ou outra , na trajetória de lutas, encontrou FIDEL e a mão de FIDEL, como Iran Caetano ( Medico Social e atualmente dirigente do PCdoB), Izaias Santana ( ex-presidente do Conselho Estadual de D.H. e pai do atual e licenciado presidente do PCdoB de Cariacica,  Lula Rocha), Perly Cipriano ( dirigente estadual do PT, ex – Sub Secretario Nacional de Direitos Humanos, nos 08 anos de Governo Lula e que recebeu tratamento médico gratuito em Cuba, quando teve 80% de seu corpo queimado, após acidente de carro); Raimundo Kappel, militante petista, metalúrgico e ativista sindical; advogados dos D.H., como Andre Moreira, Antonio Fernando Lima Moreira Silva e Alba Aguiar; o Presidente dos Conselhos Comunitários Robinho da Ilha: o Vereador Marcelão, PT e o Tenente Pedrini, do PCdoB.

Colaborou muito para o evento, a Secretaria de Midias Alternativas da CALLES , Ana Paula Perciano, que não esteve presente no ato, por problemas de saúde na família.

Agradecemos muito a Stael Mageski ( que cedeu o espaço cultural Casa da Stael e a Rozi que organizou a parte cultural da Roda de Congo e Sarau de Poesias, em praça pública).

Nestes dias atuais em que enfrentamos uma intentona golpista no Brasil,  Fidel foi reverenciado, no centro de Vitória, por líderes sindicais, políticos e comunitários e recebeu a admiração carinhosa da população, reconhecendo a grande contribuição que deu e dá para a luta pela emancipação dos povos oprimidos da américa latina e do mundo.

E por tudo que Fidel representa, muito mais que o exposto, agradecemos:

Gracias, comandante!

Viva Fidel!

Hasta lá vitória, siempre!!!

*Fernanda Tardin é secretária estadual de movimentos sociais do PCdoB e presidenta da Casa da América latina "Liberdade e Solidariedade" – Calles