Boxeador cubano dedica vitória nas Olimpíadas a Fidel Castro

Neste sábado (13), o líder máximo de Cuba, Fidel Castro, completou 90 anos. O boxeador cubano Lenier Pero escolheu homenagear o comandante com sua vitória no boxe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Quero mandar meus parabéns ao comandante”, disse o jovem de 23 anos.

Lenier Pero - Divulgação

Fidel é um grande entusiasta do desenvolvimento dos esportes na ilha comunista. Não à toa, Cuba tradicionalmente se destaca em muitas modalidades em todos os campeonatos mundiais que participa, entre eles, as Olimpíadas.

Pero mostrou que os atletas cubanos reconhecem o papel do ex-presidente no incentivo à educação de qualidade – considera uma das mais avançadas do mundo – , e aos esportes. “Temos que aprender a sermos grandes e aqui estamos com uma vitória para dedicar a ele [a Fidel]”, afirmou depois de vencer por decisão unânime o italiano Guido Vianello.

Natural da província de Camaguey , Pero é campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto e um dos atletas mais destacados da ilha atualmente. Depois desta vitória ele segue para as oitavas de final.

Outros dois pugilistas cubanos, um deles medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de 2012, foram eliminados nesta semana no Rio.