Cuba celebra o aniversário de seu comandante máximo, Fidel Castro

Cuba amanheceu em festa neste sábado (13), e não é para menos: a data marca o aniversário de 90 anos de Fidel Castro, o comandante que lutou para tirar o país das garras da ditadura de Fulgêncio Batista e venceu. As festividades já começaram na sexta-feira (12) a noite e continuam durante todo o dia de hoje.

Festa de aniversário do Fidel em Cuba - Alberto Borrego

Autoridades políticas, artistas, dirigentes de movimentos sociais, moradores da ilha, todos querem mandar um recado a Fidel, enviar-lhe um abraço, desejar vida longa ao comandante!

A principal festa acontece no Teatro Karl Marx, chamada de “Gala Cultural”, conta com a presença de ministros, chefes de Estado e apresentações dos artistas mais importantes da ilha. Entre as atividades, estão shows musicais, apresentações de dança (entre elas o balé) e atos políticos.

Ninguém se preocupou tanto quanto Fidel com a educação das crianças cubanas. A Educação Pública da ilha é referência mundial. E, sabendo disso, uma das principais apresentações é uma peça de teatro da companhia infantil La Colmenita, que conta a história da vida do líder revolucionário.

Jovens de todo o mundo se reúnem em Cuba neste sábado (13) para celebrar a vida e os ensinamentos de Fidel no Encontro de Estudantes Anti-imperialistas. O ato foi convocado pela Oclae (Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes).

O aniversário

Às vésperas de cumprir 90 anos, Fidel presenteou o mundo com mais um de seus artigos. O texto intitulado O Aniversário, foi publicado na noite desta sexta-feira (12) no portal oficial do Partido Comunista de Cuba, Granma. O Vermelho reproduziu a íntegra, leia aqui.