Índio Guarani será candidato a vereador por partido 100% indígena

Araquari, pequeno município no norte de Santa Catarina, terá o primeiro candidato lançado por um partido composto 100% por integrantes indígenas. Ronaldo Costa – Karai Tokumbo – diz que pretende fazer um GUATA PORÃ, em Guarani: “Belo caminhar”, durante todo o período eleitoral. A eleição se ocorrer, será bem vinda, mas não está no horizonte direto de seus objetivos.

PCdoB indigena

Para Ronaldo, que também é presidente do partido – PCdoB – pelo qual concorre ao cargo de vereador, o mais importante é dar visibilidade para os principais problemas enfrentados pelos indígenas no seu dia-a-dia. A campanha a vereador é uma forma de buscar espaço e apoio dos Juruas – Não indígenas.

Ronaldo conta com o voto principalmente dos indígenas espalhados em cerca de seis aldeias no município de Araquari para lograr uma boa votação, e diz que se conseguir sensibilizar também os Juruás para as questões e a luta indígena tem reais chances de vir a ser vereador. Ronaldo diz que já está acostumado com votações, já que sua escolha como Cacique da Aldeia Piraí se deu por votação de todos os membros adultos da sua comunidade.

Perguntado sobre o partido que escolheu, respondeu que a escolha do PCdoB – Partido Comunista do Brasil – se deu em razão das propostas do partido, muito semelhantes com a ideia de partilha e solidariedade na qual vive a maior parte dos indígenas. Ele também mostrou-se informado ao relatar conhecer algumas das principais lideranças do partido no Estado, tais como a deputada federal Angela Albino.

Entre as propostas do pré-candidato indígena está a construção de açudes pesqueiros nas aldeias para garantir proteína animal principalmente para as crianças “Na minha aldeia nós temos mais ou menos umas 70 crianças e algumas vezes elas passam por grande dificuldades”, relata.

Mas o cacique não fica só na promessa, ele exibe com orgulho o Açude em construção na sua Aldeia, com cerca de 1 hectare de área o açude pode garantir peixe – proteína animal – para toda a aldeia durante 1 ano, até sua próxima repovoação. O projeto faz parte de uma parceria entre a FUNAI e ONGs parceiras dos indígenas, tais como a Cooperativa – COOMAPEIXE e a fundação 25 de julho de Joinville.

O Cacique também destaca a participação da assessoria de seu partido – PcdoB – para viabilizar o projeto “Estamos aprendendo que a política pode ser uma coisa boa. Ela pode ser boa quando a usamos para articular parceiros para viabilizar projetos impossíveis de realizar sozinhos”, enfatiza em tom de ensinamento.

A aldeia situa-se na altura do KM 32 da BR 280 no município de Araquari, e segundo Ronaldo está aberta a visitas agendadas por escolares e grupos que tenham interesse de conhecer a cultura local. Na aldeia os visitantes serão recepcionados na Opy – casa de reza – onde o cacique e outras lideranças falarão aos visitantes de Nhanderu – deus Guarani – e serão feitas apresentações culturais.