Caminhada pela democracia marca substituição do nome do Minhocão em SP

A substituição do nome da via expressa elevada mais conhecida pelos paulistas de "Minhocão", que foi batizada em 1971 como Elevado presidente Costa e Silva e que agora passa a se chamar Elevado presidenteJoão Goulart, será comemorada com uma caminhada festiva que ocorrerá no próximo domingo (14), a partir das 8h30, na Vila Buarque, no centro da capital paulista e que contará com a participação dos filhos e netos do ex-presidente Jango.

Minhocão - Foto: Eliz Brandão/Portal Vermelho

O projeto que troca o nome do general ditador pelo presidente retirado pelo golpe de 1964, foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo em junho deste ano, entretanto, o projeto é apenas um, dos planos elaborado pela secretaria de direitos humanos e cidadania da prefeitura que pretende repor os fatos históricos substituindo nomes de vias e de patrimônios da cidade, como forma de homenagear os que lutaram pela democracia e não os que colaboraram com a violenta ditadura que durou 21 anos no Brasil (1964-1985).

Para João Vicente Goulart, filho de Jango, a história deve ser revista e resguardada pela verdade. “Vale lembrar que Costa e Silva foi quem baixou o AI-5, instituiu a violência como política de Estado e radicalizou as perseguições. É a essa situação que seu nome deve ser vinculado”, afirma.

Nome de Jango é bandeira das conquistas trabalhistas

No momento crítico que o país vive, com ameaça as conquistas dos trabalhadores e corte de direitos básicos do povo, o filho de Jango, acredita que valorizar a figura de seu pai, significa reafirmar as próprias lutas dos trabalhadores. “Considero esse ato muito simbólico, por ser uma iniciativa de cidadãos que se unem pela democracia e restauração da memória nacional”, disse João Vicente.

“É uma emoção para a nossa família e também para tantos companheiros que acreditam no progresso, na justiça social e na soberania nacional”, ressaltou Vicente, confirmando ainda a presença de sua irmã, Denize Goulart, entre outros familiares. “Isso mostra que o esforço da elite e da mídia de apagar Jango da nossa história não atinge seus objetivos”.

O evento

A “caminhada por Jango e a democracia”, está sendo organizada por moradores da Vila Buarque, sindicalistas, entidades estudantis e ativistas de diversos setores sociais. A prefeitura de São Paulo estará presente por meio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Segundo João Franzin, da Agência Sindical, a atividade terá início com um café da manhã e a caminhada percorrerá todo o elevado, até o parque Péricles. Todo o trajeto será acompanhado por um grupo de corredores. Ao final do Minhocão, já na Barra Funda, o evento continuará com as festividades, com uma batucada, afirmou.

Mais detalhes sobre o evento