MP não apresentou um fiapo de prova contra Lula, diz jurista

Em entrevista ao jornalista Miguel do Rosário, do O Cafezinho, o jurista, professor universitário e ex-membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Luiz Moreira, criticou a postura de procuradores da Lava Jato que, diante do pedido dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, denunciando a parcialidade do juiz Sergio Moro.

Jurista Luiz Moreira - Reprodução

Ele enfatiza que o cidadão brasileiro precisa ser respeitado pelas autoridades e salienta que os procuradores apresentam uma série de acusações infundadas, mais para subsidiar a mídia do que para responder ao cidadão que fez um questionamento.

O jurista salienta que o cidadão não pode ser vítima desse tipo de arbítrio por parte do Estado. "Se o cidadão levanta uma questão A perante o órgão judicial, tem de ser respondido sobre essa mesma questão A. O MPF não fez isso. A resposta ao pedido dos advogados de Lula não tem nada a ver com a questão apresentada, o que fere a Constituição", diz o texto da coluna.

Para ele, os procuradores do Paraná tratam o ex-presidente Lula como "adversário". E ao recorrer à ONU contra o aqbuso de autoridade, o ex-presidente está exercendo seu direito sagrado, cidadão, democrático, de se defender. Além disso, não podem os procuradores promover campanhas midiáticas que visam condenar um cidadão antes mesmo que seu processo seja analisado por juiz competente, isento e imparcial.