Dilma participa nesta segunda de ato no Circo da Democracia

A presidenta Dilma Rousseff estará nesta segunda-feira (8), às 17h, no Circo da Democracia, fórum realizado em Curitiba, que de sexta-feira (5) até o dia 15 deste mês discute alternativas para o país nas áreas de política, educação, justiça, cultura, arte e comunicação. Dilma conversará com o público ao lado do jurista Marcelo Lavenére, ex-presidente da OAB e autor do processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Dilma a Revista Forum - Ricardo Stuckert Filho

Para realizar o evento, foi montado um um circo em praça pública, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba. Mais de 100 entidades do campo progressista estão envolvidas na realização do Circo da Democracia. Espetáculos circenses e intervenções políticas têm se misturado no picadeiro desde a abertura. O circo utilizado para o evento é da Família circense Zanchettini que tem mais de 20 anos de trabalho no estado do Paraná. No ato de hoje, telões vão permitir que o público tenha amplo acesso ao palco.

O Circo da Democracia se inspira no Circo da Constituinte, realizado também em Curitiba em 1987. Foram montados naquela época vários circos pela cidade para debater propostas para a Constituinte com a população. Agora, o objetivo é promover um fórum popular de debates sobre os rumos da democracia brasileira.

O circo também unifica a resistência ao golpe e às tentativas de retiradas de direitos sociais e trabalhistas, protagonizadas pelo governo interino de Michel Temer e pelo Congresso Nacional. O circo é também uma referência da luta pela democracia na capital paranaense, uma vez que esta semana o processo de impeachment entra em discussão no plenário do Senado.

Neste domingo (7), ao participar do circo, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou o governo interino de Michel Temer, que ele considera como um agente a serviço do capital financeiro e dos interesses dos Estados Unidos. “O capital usou o Temer, mas o capital não quer mais o Temer, quer a precarização absoluta da classe política brasileira”, disse Requião.