Opep prevê alta nos preços do petróleo

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) previu nesta segunda-feira (8) que os preços do combustível irão aumentar neste ano, enquanto anunciou uma reunião de seus membros fora de plano.

Fachada da sede da Opep em Viena

Os 14 integrantes da Opep participarão de uma reunião informal no final de setembro, à margem do fórum energético em Argel, informou a presidência.

O ministro da Opep, Mohammed Bin Saleh Al Sada, manifestou nesta segunda-feira que acordaram celebrar um encontro informal fora do 15 Fórum Internacional de Energia que será realizado em Argélia do dia 26 a 28 de setembro.

Destacou o executivo a necessidade de restabelecer a estabilidade e a ordem no mercado petroleiro, enfrentado à persistência dos baixos preços do barril.

Essas fontes disseram que esperam uma maior demanda do combustível no terceiro e quarto trimestre deste ano.

Declararam que perante a perspectiva do aumento do consumo mundial de combustível na segunda metade do ano, e junto a uma queda da disponibilidade de barris, os preços aumentariam.

O presidente da Opep destacou a necessidade de efetuar investimentos no setor não apenas para que seja possível satisfazer o crescimento da demanda, mas também para compensar o retrocesso natural da produção.

A Opep assegura que vigia de perto a situação, e mantém constantes discussões com todos os estados membros sobre procedimentos e maneiras de ajudar a restabelecer a estabilidade e a ordem no mercado petroleiro.