IFCE: Campus de Paracuru será entregue com 190 vagas em cursos

O município de Paracuru, localizado no litoral oeste cearense, a 84 quilômetros de Fortaleza, está prestes a receber um equipamento que vai contribuir expressivamente para a mudança do perfil da educação na cidade. Nesta terça-feira (09/08), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) entrega à comunidade o campus de Paracuru, em solenidade marcada para as 16h, a ser presidida pelo reitor Virgílio Araripe.

IFCE: Campus de Paracuru será entregue com 190 vagas em cursos

O novo campus do IFCE, que abrigará cursos técnicos e superiores ao longo de seu funcionamento, possui 4.200 metros quadrados de área construída, com 10 salas de aula, 10 laboratórios, biblioteca, auditório para 150 pessoas, cantina e bloco administrativo. O investimento total na obra, que está pronta para oferecer educação de qualidade na região, foi de R$ 8,4 milhões.

Os primeiros cursos a serem ofertados, numa primeira fase, já em agosto, são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com um total de 190 vagas, a serem preenchidas por análise de histórico escolar ou documentação, dependendo do curso. Para a comunidade, serão destinadas vagas para Inglês Básico (duas turmas – manhã e tarde), Iniciação ao Documentário, Química para o Enem e Fundamentos de Petroquímica, todos com 80h/aula.

Haverá dois cursos especificamente para professores, de 120h/aula: Didática e Saberes Docentes e Estratégias de Ensino em Ciências e Biologia. A inscrição para esses acontece dias 1º e 2 de agosto, enquanto para os demais, de 8 a 11 de agosto. Mais detalhes de calendário e documentação necessária estão disponíveis no edital.

Participação da comunidade

Os cursos regulares foram escolhidos após amplo debate com a população e entidades locais, processo finalizado com uma audiência pública que apontou as formações pretendidas pela comunidade. As formações serão oferecidas por etapas. As primeiras serão licenciatura em Ciências Biológicas e os técnicos em Rede de Computadores e em Meio Ambiente.

Os cursos técnicos escolhidos e que poderão ser implantados foram os de Dança, Música, Computação Gráfica, Redes de Computadores, Mecatrônica, Sistema de Energia Renováveis, Meio Ambiente e Biotecnologia. Já os cursos superiores apontados pela comunidade depois de horas de debates foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica Industrial, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Produção Cultural.