Perseguição política? Temer destitui chefe do cerimonial da Olimpíada

A uma semana da abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil decidiu destituir, por razões políticas, o mestre de cerimônias do evento, o Embaixador Fernando Igreja, responsável pela organização da recepção dos chefes de Estado.

Temer em Brasília. - Foto: Fernando Bizerra Jr. EFE

De acordo com fontes citadas pela agência Reuters, Igreja foi afastado do cargo porque Temer acredita que ele tem ligações com o governo da presidenta Dilma Rousseff. Ele foi chefe de protocolos do Itamaraty, em Brasília, por três anos e meio.

Ainda de acordo com a agência, o governo interino quer dar um ar de mudança de rotina a saída de Igreja, que deverá assumir a embaixada brasileira em Cuba.

A informação oficial do Itamaraty é que o embaixador pediu para sair do cargo para iniciar seu período no exterior.

A mudança repentina causou apreensões na organização dos Jogos, particularmente entre os diretamente responsáveis pela recepção e segurança dos chefes de Estado que assistirão à cerimônia de abertura, no próximo dia 5 de agosto.

Um dos problemas é a falta de um substituto adequado, porque embora haja outros funcionários assumindo as funções do dia-a-dia, a proximidade do evento provoca insegurança.

Além disso, uma das fontes citadas pela Reuters disse que a saída do diplomata a uma semana do início dos Jogos não se justifica, porque ainda vai demorar vários meses antes que ele assuma a Embaixada em Cuba.