FNDC discutirá candidaturas ao Conselho Curador da EBC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) convida as organizações da sociedade civil para participar de reunião aberta que discutirá a participação na consulta pública que vai preencher as cinco vagas de representantes da sociedade civil no Conselho Curador da EBC. O encontro será realizado na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, na quinta 4 de agosto, às 19hs. 

FNDC reunião para candidaturas a conselho curador da EBC

O objetivo é mobilizar uma ampla participação social nesse processo, debater os desafios da comunicação pública na atualidade e, ao mesmo tempo, construir apoio a candidaturas representativas da sociedade civil nesse espaço, que é fundamental para a garantia de autonomia e independência da EBC e por mais diversidade e pluralidade na mídia.

Renata Mielli, coordenadora-geral do Fórum, afirma que essa articulação é estratégica para a luta em defesa da comunicação pública, principalmente num momento de ataque à EBC. Ela lembra que a empresa foi o primeiro alvo da artilharia do governo interino, que só recuou após a reação dos movimentos sociais em defesa da empresa e da comunicação pública. Esse recuo, no entanto, é somente uma trégua que certamente cessará com a confirmação do golpe após a votação do processo de impeachment da presidenta Dilma no Senado, ressalta Mielli. "Portanto, precisamos ocupar os espaços disponíveis de forma articulada e fruto de um processo de discussão e unidade".

O prazo final para envio das candidaturas ao Conselho Curador é 20 de agosto. O processo deverá preencher as vagas que ficam em aberto com o fim dos mandatos de Cláudio Lembo, Heloisa Starling, Ima Vieira, Paulo Derengoski e Wagner Tiso. O texto é fruto de contribuições da sociedade colhidas em uma consulta e uma audiência pública sobre o tema, entre elas o FNDC. O edital vai selecionar pessoas com reconhecida atuação nos seguintes segmentos da sociedade brasileira: área da infância e adolescência; área de cultura e universo artístico; campo LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais); setor empresarial; e área ambiental ou do campo.

Entre as cinco vagas será garantida a presença de pelo menos quatro mulheres, três negros(as) ou indígenas e um(a) jovem entre 15 e 29 anos. O Conselho também levará em conta o equilíbrio nas representações de cada região do país dentro do colegiado, buscando contemplar o preenchimento de uma nova vaga por região.

Serviço

Reunião aberta sobre participação na consulta pública para representantes da sociedade civil no Conselho Curador da EBC

Data: 4/8/2016 | Hora: 19h

Local: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Endereço: Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar. Sl. 83, CEP 01220-010 – República, São Paulo-SP