Itamar desiste da pré-candidatura à Presidência

O ex-presidente Itamar Franco (PMDB) anunciou que desistiu da pré-candidatura à Presidência e retomará a investida para disputar uma vaga ao Senado pelo partido.

A decisão teria levado em conta uma eventual candidatura própria à Presidência encabeçada pelo senador Pedro Simon (RS), como última tentativa de desbancar a ala governista. Em convenção realizada no dia 13, o PMDB decidiu que não terá candidato próprio a presidente. Uma liminar suspendeu os efeitos do encontro, no entanto, a decisão final deverá sair na convenção oficial do partido, no próximo dia 13 de junho.

 

 

Já na semana passada, eram fortes os rumores de que Itamar iria priorizar a disputa pelo Senado. Hoje, o PMDB é um partido dividido por causa da regra da verticalização, que obriga os diretórios regionais a manterem localmente a aliança acertada em nível federal. Enquanto alguns defendem a candidatura própria à Presidência, outros afirmam que o partido não deve ter representante nas eleições de outubro e ser livre para fazer coligações regionais.

No último dia 13, em uma pré-convenção do partido, a maioria do PMDB decidiu não lançar candidato nas eleições de outubro, mas uma liminar obtida na Justiça tornou sem validade o encontro.O PMDB de Minas ainda discute o lançamento de uma candidatura própria ao governo estadual e tenta definir quem será o representante da legenda na disputa pela vaga ao Senado. Para esse cargo, o ex-deputado Zaire Resende já avisou que tem a intenção de disputar a indicação do partido.

 

Com agências