Pré-candidatos do PCdoB debatem eleições com a presença de Rui Costa

O Comitê Estadual do PCdoB reuniu, na manhã desta quinta-feira (28/07), em Salvador, pré-candidatos a cargos eletivos deste ano, com a presença do governador Rui Costa. No encontro, que aconteceu no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, foram discutidos o cenário político atual, o projeto e as diretrizes do partido, além da nova legislação eleitoral.

O presidente estadual, deputado federal Daniel Almeida, abriu a atividade com orientações que deverão ser levadas paras as campanhas municipais. Ele destacou a necessidade de fazer a defesa da democracia, denunciando o golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff; de apontar os êxitos do projeto liderado pelo governador e do qual o PCdoB faz parte; e de apresentar uma alternativa de gestão nos municípios.

Apesar de afirmar que as eleições de outubro serão mais difíceis, principalmente diante das restrições trazidas pela lei eleitoral e das crises política e econômica, Daniel transmitiu confiança a todos os pré-candidatos. “Diante da crise, o PCdoB se agiganta. Essa é a nossa característica”. Participaram do encontro cerca de 45 pré-candidatos a prefeito e prefeita, além de pré-candidatos a vice e a vereador e vereadora.

Rui Costa também tratou dos desafios das eleições e deu dicas aos presentes. O governador defendeu a realização de uma campanha humana, verdadeira e honesta, “olhando no olho do eleitor”. Ele também pediu que os pré-candidatos se apropriassem do projeto do Governo do Estado, “das nossas intervenções e avaliação positiva”. “O projeto é nosso. É do PT, do PCdoB e de todos os partidos da base”.

O governador também comentou sobre o cenário em Salvador, onde o PCdoB lidera a frente deesquerda, com a pré-candidatura de Alice Portugal a prefeita. Ele acredita que a caminhada não será fácil, mas que há grandes possibilidades de vitória. “Se a gente acertar no diálogo com a população, no conteúdo, é possível vencer […] Índice de aprovação [do prefeito ACM Neto e possível adversário] depende de massificação que a mídia faz”.

Ao lado do governador na mesa, a pré-candidata Alice Portugal agradeceu o apoio. “Para nós, é uma grande honra e uma grande satisfação caminhar ao seu lado. Nós não vamos com DEM, não vamos com ninguém que nos ataca. Fazemos aliança estratégica com gente de bem e não seremos ninguém sem o seu apoio. O Brasil precisa caminhar com suas forças conscientes”.

O encontro também teve a presença dos deputados estaduais – Fabrício, Zó e Bobô -, de pré-candidatos de grandes municípios, como Jailce Andrade (Camaçari), Davidson Magalhães (Itabuna) e Paulo Bonfim (Juazeiro), e de prefeitos que encerram o mandato, como Isaac Carvalho (Juazeiro) e Adelmar Delgado (Camaçari). A presidenta da UPB, prefeita Maria Quitéria (Cardeal da Silva), também esteve na mesa.

Os pré-candidatos a prefeito e a vice também participaram de uma sessão de fotos individuais com o governador e com os deputados do PCdoB, para a confecção de materiais que serão usados na campanha, que tem início no próximo dia 16 de agosto. Os advogados do partido também estiveram presentes para oferecer orientações sobre a legislação eleitoral.

De Salvador,
Erikson Walla