Camila Lanes: O impasse

O Brasil está em guerra. E não estou falando da PM assassina, estou falando de uma guerra entre poderes, STF X Parlamento, Parlamento X Planalto , TSE e TCU X Planalto e como pano de fundo governo X oposição de direita.

Por Camila Lanes*

Camila Lanes Ubes - Foto: Ubes

Os dois lados dessa batalha estão com sérias dificuldades de avançar. A oposição não consegue mais segurar sua máscara de moralista, e nesse momento de crise econômica precisa apresentar sua agenda para o país, que é a velha receita neo liberal , de entregar o patrimônio publico, cortar gastos , gerar dividas com o FMI e desemprego. Por outro lado o governo se vê acuado e perdendo forças. A base aliada só diminui, e a saída que o governo apresenta para a crise econômica é uma receita muito parecida com a derrotada em 2002, conservadora, recessiva e em muitos aspectos neo liberais.

O país em recessão, os poderes em guerra, e o povo sentindo os efeitos mais cruéis dessa crise política e econômica. É preciso recuperar esse projeto de inclusão social. Não para salvar o governo e absorver seus erros. Mas para aquela que foi o 1 ° da família a entrar na universidade não abandonar seu curso, para aquele que comprou seu carro não tenha que vende lo para pagar dívida.

Portanto, para vencer esse impasse o povo precisa tomar seu lugar de protagonista. quem elegeu um projeto popular tem toda a autoridade para exigir a continuidade de seu caráter, que seja a serviço do povo. Pois se o governo não dar a devida prioridade a população , ele estará cavando sua própria cova.

* Camila Lanes é presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes)