Putin promete defender atletas russos proibidos de ir às Olimpíadas

O presidente Vladimir Putin prometeu hoje defender a honra, a reputação e dignidade dos atletas vetados injustamente aos jogos olímpicos Rio-2016, por consequência dos escândalos de dopagem.

Presidente da Rússia, Vladímir Pútin - Sputnik/ Serguei Guneiev

Entre os representantes de campo e pista da Rússia proibidos de participarem nos jogos após uma medida coletiva contra o atletismo russo figuram os campeões olímpicos e mundiais Ielena Isinbáieva, María Kútchina e Serguei Chubenkov.

Durante um encontro nesta quarta-feira (27) no Kremlin com membros da delegação esportiva, Putin assegurou que a Rússia não tolerará a discriminação contra seus atletas e buscará que se faça justiça nessa situação, que afeta várias modalidades esportivas, nas quais o país euro-asiático está no topo entre os líderes mundiais.

Apesar do Comitê Olímpico Internacional (COI) não ter vetado toda a seleção russa como país aos jogos do Rio-2016, transferiu a decisão final às federações internacionais, sob o critério de seleção de cada atleta limpo de desqualificações e sem implicação nos escândalos de dopagem.

Entendemos perfeitamente a consternação e amargura dos esportistas e treinadores de uma série de esportes, expressou o presidente ao reiterar a confiança e orgulho pelas figuras nacionais.

O governante russo considerou uma injustiça que tenham afetado atletas sobre os quais não se provou nenhuma violação e qualificou essa situação de um golpe aos jogos olímpicos, à credibilidade dos princípios de igualdade esportiva e respeito mútuo.

Putin afirmou que os acontecimentos em torno de seu país vão além do terreno legal e do sentido comum e associou os fatos com uma campanha deliberada contra os atletas russos, e de normas evidentes incompatíveis com o esporte e as regras elementares do direito e da justiça.

O chefe de Estado reconheceu que a atitude do COI, cujos diretores, apesar de colossais pressões e fundo informativo negativo, evitaram uma fratura no movimento olímpico e admitiram o direito de seu país.

O campeão do mundo em 110 metros com barreiras Serguei Chubenkov assegurou que o desejo de algumas organizações internacionais de vetar o passe de atletas russos às Olimpíadas foi evidente desde o início.

Trata-se de uma longa história, de muito tempo atrás. Todos podem ver o que há por trás. A posição sobre a proibição aos nossos esportistas era constante e foi vetor visível desde o princípio, declarou Chubenkov ao canal Rossiya 24.