Parlamento juvenil do Mercosul abre inscrições para jovens brasileiros

O Parlamento Juvenil do Mercosul abriu inscrições para jovens estudantes do ensino médio e ensino técnico da rede estadual e federal de todo o Brasil serem representantes nacionais no organismo. Segundo a coordenadora do Parlamento, Sandra Sérgio, a ideia é fazer com que os jovens atuem como protagonistas dentro de suas escolas.

parlamento juvenil do mercosul - Divulgação

O objetivo do Parlamento Juvenil do Mercosul é incentivar os estudantes a discutir formação política e cidadã da juventude a partir do questionamento, de reflexões e discussões sobre inclusão, gênero, trabalho e direitos humanos. O desafio, de acordo com Sandra, é elaborar um projeto que contemple todos estes temas.

“O jovem vai procurar analisar e levantar situações no ambiente escolar onde ele pode intervir, reunindo informações disponíveis e consultando colegas e professores, toda a comunidade escolar. Ao fazê-lo, de forma democrática, esse jovem vai adquirir mais confiança em si e na sua capacidade de intervir construtivamente em seu entorno social, garantindo que os jovens tenham voz dentro da sua própria escola.”

No total, serão classificados 27 candidatos. Para concorrer a uma vaga, o estudante precisa elaborar um projeto e encaminhá-lo à unidade regional da Secretaria de Educação ou a uma Instituição da Rede Federal de Educação Tecnológica, juntamente com os demais documentos exigidos. O processo terá duas etapas, até que os selecionados integrem o grupo dos representantes de todos os países-membros do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Em seguida, a tarefa será a criação de um documento que aborde o tema: o Ensino Médio que Queremos.

“Eles elaboram, então, propostas e recomendações que serão entregues, depois de elaboradas, para os ministros de educação dos seus países, uma reunião de ministros do Mercosul. Além de ser entregue também ao Parlasul, que é o parlamento do Mercosul, onde tem representação também dos parlamentares de todos os países. Esse documento ele serve para que os nossos governantes tenham um olhar do que requer a nossa juventude pra educação nos países do Mercosul”, explica a coordenadora do projeto.

Para mais informações sobre a inscrição, veja o edital do MEC.