“A consciência da população não vai permitir retrocessos”

“A consciência da população não vai permitir retrocessos”, afirma Keisha-Khan Perry, professora-associada de Estudos Africanos da Brown University, nos Estados Unidos. Keisha faz parte uma delegação enviada para apurar os fatos relacionados ao processo de impeachment. Ela foi recebida pela presidenta Dilma Rousseff nesta quarta (27), no Palácio da Alvorada.

pesquisadora

A delegação da LASA entrevista, no Brasil, além da presidenta Dilma, personagens ligadas aos eventos, examinar documentação para produzir um relatório a ser circulado internacionalmente.

O objetivo é determinar se as acusações contra a presidenta estão de acordo com os parâmetros constitucionais, se têm credibilidade e se o parlamento brasileiro segue as regras processuais devidas. A pesquisadora da universidade norte-americana destacou os avanços sociais alcançados pela população brasileira, formada em sua maioria por negros, e como isso pode ter levado ao processo golpista em curso.

“Cabe, agora, uma solidariedade firme por parte da comunidade internacional”, disse.

A pesquisadora relatou que ficou feliz por ter ouvido da presidenta Dilma uma reflexão “muito profunda” sobre o passado do Brasil e como, agora, se vive as consequências, como o legado da escravidão.

“Para mim, que dou aula nos Estados Unidos, é importante enfatizar como essas mudanças políticas impactam a população diaspórica global. O que está acontecendo no Brasil impacta o que acontece com a população negra nos Estados Unidos, na África”, afirma.

Além de Keisha, a delegação é formada por Cath Collins, professora de Direito da Universidade Diego Portales, do Chile, e da University of Ulster, do Reino Unido; Mariana Llanos, professora de Ciência Política do Instituto Alemão de Estudos Globais e Regionais, em Hamburgo; Mónica Pachón, diretora de Ciências Sociais da Universidade de Rosario, na Colômbia; Sidney Chalhoub, professor de História da Harvard University e Coordenador da delegação; e Ana Flávia Magalhães Pinto, pós-Doutoranda em História Social na Unicamp.