Ministro desmonta MinC e coloca culpa em governo Dilma

Depois de demitir 81 funcionários do Ministério da Cultura, Marcelo Calero, responsável pela pasta, manifestou sobre as críticas ao assunto responsabilizando o governo da presidenta afastada Dilma Rousseff. Ele se referiu à gestão anterior como "irresponsável e incompetente". Em sua página oficial, nesta quarta-feira (27), o ministro escreceu que não há desmonte do ministério e sim "um pessoal raivoso que insiste na tese estapafúrdia do desmonte do MinC".

Ocupa MinC em Natal - Wallace Yuri

Para a Frente Ampla de Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público pela Democracia, as exonerações em massa de 81 funcionários do Ministério da Cultura e pela "sua extensão geográfica são sinal inequívoco de que não se trata de substituições visando a melhoria dos serviços prestados, mas de perseguição política sumária".

Em manifesto, a Frente destacou "que as exonerações são prova contundente do desmonte do Estado que vem sendo promovido por um gabinete supostamente interino, sem legitimidade para exonerar tantos servidores e muito menos para realizar as mudanças estruturais em curso."

No dia anterior, na terça-feira (26), o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira havia dito que as demissões comprometem a "capacidade de funcionamento" do ministério. "É uma tentativa malandra de cativar os funcionários de carreira com essa decisão superficial", afirmou.

"O senhor Calero não está preparado para ser ministro da Cultura. Ele não sabe para onde o vento sopra. Vai fazer o que mandarem ele fazer", criticou Ferreira, também por meio das redes sociais.

Movimento Ocupa MinC

Logo que assumiu a Presidência da República, uma das primeiras medidas de Michel Temer foi extinguir o Ministério da Cultura, entretanto, com a comoção social e o levante de inúmeros artistas e ativistas culturais que se manifestarem contra tal medida e promoveu ocupações em sedes do MinC nas principais cidades do país, Temer voltou atrás.

Mesmo com o retorno do Ministério, o movimento Ocupa MinC continuou a mais de 70 dias com atividades em várias cidades do país. Na última segunda-feira (25), a Polícia Federal foi chamada para a desapropriação da sede do MinC no Rio de Janeiro.

O movimento é contra o governo golpista de Temer e suas ações conservadoras. Eles defendem a volta da democracia, extinta com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff de seu cargo sem a comprovação de ter cometido crime de responsabilidade.