Serra faz comentário machista no México

O ministro interino de Relações Exteriores, José Serra (PSDB), deu uma demonstração de machismo nessa segunda-feira (26), durante visita oficial ao México. Membro de um governo que não tem uma mulher no primeiro escalão, o chanceler brasileiro "brincou" com sua homóloga Claudia Ruiz Massieu sobre o "perigo" de haver tantas mulheres na política mexicana. 

serra

"Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres", declarou Serra.

Não contente, o chanceler brasileiro insistiu no comentário ao reforçar o convite à sua colega para ir aos Jogos Olímpicos do Rio. “Quero muito que você vá, mas será um perigo porque chamará a atenção para este assunto”, comentou.

Serra admitiu que no Brasil as mulheres não representam nem 20% das cadeiras do Senado e que o país nunca teve uma ministra de Relações Exteriores mulher. Serra foi derrotado por Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2010.

Essa não é a primeira vez que o tucano é envolvido em piadas que reforçam estereótipos negativos contra as mulheres. Em dezembro do ano passado, quando ainda era senador, Serra chamou a ex-ministra da Agricultura Katia Abreu (PMDB-TO) de “namoradeira”.

Kátia Abreu reagiu ao comentário e jogou uma taça de vinho contra o político do PSDB. No Twitter, a ministra afirmou que reagiu à altura de “uma mulher que preza pela sua honra”. Kátia acrescentou que “todas as mulheres conhecem bem o eufemismo da expressão namoradeira”. A ministra disse ainda que, no Senado, são recorrentes as reclamações sobre as “piadas ofensivas” feitas por Serra.

O jornal argentino Infobae, um dos maiores da América Latina, repercutiu a fala do chanceler no México, em um texto cujo título é "A infeliz piada sexista ministro das Relações Exteriores do Brasil".

"O governo interino de Michel Temer recebeu uma chuva de críticas por não ter nomeado qualquer mulher em seu gabinete. O impasse 'machista' parecia esquecido, mas na segunda-feira o ministro do Exterior José Serra não poderia deixar de fazer uma piada em seu homólogo mexicano sobre o "perigo" que representa o seu país tem tantas mulheres na política", diz a publicação. 

O tucano viajou ao México para melhorar as relações comerciais entre os dois países. O Brasil e o México são as duas maiores economias latino-americanas. A corrente de comércio bilateral totalizou US$ 8 bilhões em 2015.

Além das discussões para a ampliação do comércio e dos investimentos entre os dois países, durante a visita foi firmado o Acordo para o Reconhecimento Mútuo da Cachaça e da Tequila como Indicações Geográficas e Produtos Distintivos do Brasil e do México.