Moscou cria “Pokémon Go” de personagens históricos

A Prefeitura de Moscou anunciou nesta segunda-feira (25) que irá criar um aplicativo no estilo de “Pokémon Go” em que os usuários poderão “caçar” figuras históricas russas pela cidade e até tirar “selfies” com elas. A intenção é estimular o turismo na capital russa.

Moscou - Divulgação

Com o nome de “Conheça Moscou.Foto”, o aplicativo estará disponível no fim de agosto para iPhones e smartphones com sistema operacional Android.

Alguns dos personagens históricos que poderão ser “caçados” são o astronauta Yuri Gagarin, o compositor Peter Tchaikovsky, o czar Ivan, o Terrível, e até Napoleão Bonaparte, que, apesar de ser francês, é parte importante da história da Rússia e de Moscou, tendo invadido – e abandonado – o país e a capital em 1812.

Assim como o “Pokémon Go”, da Nintendo, o aplicativo da Prefeitura de Moscou utilizará o sistema de GPS e a câmera dos celulares. O usuário conseguirá ver os personagens, que poderão ser buscados por meio de uma bússola própria do aplicativo, quando estiver num raio de até 50 metros de distância de algum deles.

Os usuários vão poder "caçar" figuras históricas


De acordo com o Departamento de Tecnologias da Informação da capital, que está desenvolvendo o programa, o objetivo é, por meio da realidade aumentada, estimular a população e os turistas a conhecerem a cidade e seu patrimônio cultural.

Além disso, esperam que “Conheça Moscou.Foto” atraia a população para o principal aplicativo turístico da cidade, também desenvolvido pelo governo. Este, além de indicar locais turísticos para o usuário, oferece 57 rotas turísticas temáticas e informações e descrições sobre os locais registrados no programa.