Direitos: Centrais unificam luta contra precarização nesta terça

O combate à reforma trabalhista anunciada pelo interino Michel Temer, que defende o negociado sobre o legislado e a terceirização, é um dos pontos que une as seis principais centrais brasileiras de trabalhadores. Nesta terça-feira (26), às 11h, as entidades aprovam em São Paulo, em plenária nacional, o documento Assembleia Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Emprego e Garantia de Direitos e uma agenda de atos nacionais com sinalização para se iniciar em 16 de agosto.

Balões das centrais sindicais - Portal CTB

As informações foram repassadas pelo coordenador de Relações Sindicais do Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), José Silvestre. O órgão apoia as centrais na organização da atividade desta terça. 

 
O evento é realizado pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Nova Central Sindical de Trabalhadores, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical. 
 
Nesta terça, os presidentes das entidades concederão uma entrevista coletiva, a partir das 9h30, no espaço Hakka, rua São Joaquim, 460, no centro de São Paulo. Após a coletiva, as 11h, acontecerá o ato político de leitura do documento das centrais.
 
Contra o desemprego e em defesa dos direitos
 
De acordo com Silvestre, o documento que será lido na plenária nacional aborda três temas principais: Desemprego, reforma da previdência e flexibilização das relações de trabalho.
 
“É focado na luta contra o desemprego e reivindica medidas do governo para gerar emprego, fazer com que a economia volte a crescer. Aborda garantia dos direitos, sistema previdenciário e negociado sobre o legislado” informou Silvestre.
 
CLT deve regular as relações de trabalho
 
O novo projeto de Temer para reconstruir o Brasil depende das reformas da Previdência e trabalhista nos moldes dos patrões. É um Ponte para o Futuro aprofundado com ações e medidas preparadas para o pós-impeachment.
 
A repercussão tem sido negativa entre os trabalhadores. Declarações do ministro do Trabalho, na quarta-feira (21), de que a reforma do governo vai privilegiar as negociações coletivas, provocou nota assinada pela seis centrais dizendo que “A CLT deve ser mantida como o padrão mínimo da regulação das relações de trabalho”.
 
“A ampliação das negociações, assim como a prevalência do “negociado sobre o legislado” não deve substituir a CLT e nem possibilitar a redução de direitos e a diminuição da qualidade de vida dos trabalhadores”, esclareceu o texto da nota.

Previdência
 
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (25) ao jornal Valor Econômico, o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, afirmou: “Ao contrário do que se diz, é viável uma reforma da previdência”. Reforma e regras “que tenham efeitos reais nas contas públicas”.
 
“Essa reforma não é para aperfeiçoar, e sim para destruir o estado de bem-estar social. Desde a Constituição de 1988 persiste uma campanha ideológica, sem base em dados reais, para demonizar a previdência”, explicou o economista Eduardo Fagnani, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
 
Ele é um dos autores, juntamente com o economista João Sicsú, da cartilha Entender e Defender a Previdência Social, lançada no dia 15 de julho no Sindicato dos Bancários de São Paulo. 
 
“Mostramos com dados, nessa cartilha, que não existe déficit na previdência. E desconstruímos outros mitos como o da não existência da idade mínima, o das aposentadorias precoces e finalmente mostramos que caso se concretize a reforma do governo Temer, seremos os campeões mundiais de regras mais rígidas para a aposentadoria”, afirmou Fagnani, na ocasião do lançamento.

Mobilização

 
A organização da atividade desta terça-feira aguarda aproximadamente 600 dirigentes sindicais de todos os estados e integrantes de confederações de diversos setores e dos maiores sindicatos do Brasil. 
 
Serviço:
 
Lançamento do documento Assembleia Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras pelo emprego e garantia de direitos
 
Data: 26 de julho (terça-feira) 
 
Horário: 11h
 
Local: Espaço Hakka, rua São Joaquim, 460