Escândalo ameaça democratas na convenção que indicará Hillary Clinton

Esta segunda-feira (25) marca o início de uma Convenção Nacional Democrata manchada por um escândalo que envolve a candidata Hillary Clinton, que teria sido favorecida pela máquina partidária para derrotar na corrida pela indicação de seu partido o adversário, o senador Bernie Sanders. E-mails vazados à imprensa expuseram a trama que determinou a derrota do adversário da ex-primeira dama e ex-secretária de Estado dos Estados Unidos.

Hillary Clinton e Bernie Sanders

São enormes os esforços dos líderes do partido para acalmar os partidários de Sanders após e-mails sugerirem que o Comitê Nacional Democrata (CND) se incline por Hillary Clinton contra as normas.

O assunto levou à renúncia de Debbie Wasserman Schultz, presidenta do CND, responsável por ter usado seu escritório para ajudar Hillary a derrotar a candidatura rebelde de Sanders.

A cúpula partidária enfrenta um duro desafio para tentar dirimir a ira dos partidários do senador. O risco do partido sair da convenção desunido é muito alto, o que pavimentaria o caminho para uma vitória dos republicanos segundo acreditam muitos analistas políticos estadunidenses.

Apesar da renúncia de Debbie, havia o temor de Sanders repetir o republicano Ted Cruz, que se negou a apoiar o candidato republicano Donald Trump perante as câmeras de televisão.

Alguns democratas acreditam que a convenção decorrerá em um ambiente de entendimento, de unidade e que o fracasso do CND é um espetáculo "secundário temporal" para a nomeação histórica de Hillary.

No entanto, Sanders disse no domingo (24) que o problema do CND é "escandaloso e amargo", ainda que ressaltou que seu apoio a Hillary não será alterado e que vai fazer todo o possível para derrotar Donald Trump.

Na sexta-feira (22), o Wikileaks publicou cerca de 20.000 páginas de e-mails hackeados do CND que parecem demonstrar um esforço acertado entre os altos membros da comissão para minar a campanha do senador norte-americano Bernie Sanders em favor de Clinton.

Mais cedo nesta segunda-feira, o CND disse em um comunicado que o partido está trabalhando com o FBI para determinar o tamanho e o alcance do ataque hacker.