PCdoB oficializa campanha de Jandira Feghali à prefeitura do Rio

A convenção municipal do PCdoB do Rio de Janeiro oficializou neste domingo (24) a candidatura da deputada federal Jandira Feghali à prefeitura carioca. Na ocasião, a deputada, estampando uma camiseta com os dizeres “É a vez das mulheres”, anunciou que uma de suas primeiras plataformas de governo será o tarifa zero social. O ato político aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos, em Benfica e contou com a presença de 250 pessoas, entre eles, parlamentares e lideranças de movimentos sociais.

Jandira Feghali oficializa campanha à prefeitura do RIo - Foto: Bruno Bou

Segundo a candidata, o benefício aos cariocas, ao custo de R$ 900 milhões, atingiria mais de 700 mil cariocas, dentre beneficiários do bolsa-família, estudantes da rede pública dos três níveis, trabalhadores informais e desempregados.

“Uma das maiores questões críticas na cidade é a mobilidade urbana. O Rio cresceu, absorveu gente, mas não criou condições do ir e vir de todos. É preciso enfrentar as empresas de ônibus para garantir isso. Boa parte do custo desse plano virá da própria desoneração que os empresários têm e não repassam ao usuário no dia a dia. E nós faremos isso”, garantiu Jandira.

A parlamentar também fez de sua fala, parte da música que embalava sua pré-campanha, a #RioEmComum. Cantou versos com os presentes, dançou e entoou: “Rio de todo mundo e o Rio de cada um! É isso que queremos. A cidade para todos!”, ressaltou.

Apresentação do vice Edson Santos do PT

Junto ao senador Lindberg Farias (PT/RJ), da deputada estadual Enfermeira Rejane (PcdoB/RJ) e do vereador Reimont (PT/RJ), além dos presidentes do PT e PCdoB, Jandira anunciou também seu candidato a vice na chapa, Edson Santos: “Vamos ter um olhar apurado para as mulheres, os negros, as classes mais pobres de nossa capital e empoderá-los. E isso se reflete na estruturação da saúde, educação, segurança e a própria mobilidade”, destacou a candidata.

Nascido no Horto, zona sul do no Rio de Janeiro, Edson Santos tem histórico de nas lutas raciais, foi ministro-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do presidente Lula, entre 2008 e 2010. Antes, foi presidente do Conselho de Moradores da Cidade de Deus, onde viveu por mais de dez anos. Quando estudante de sociologia, Edson foi diretor da União Nacional dos Estudantes nos anos 80, ele entrou para a política filiado ao PCdoB em 1985, transferindo-se para o PT em 1994.

Pesquisa

De acordo com as pesquisas dos institutos GPP e GERP, registradas no TRE-RJ e divulgadas nos últimos meses, a comunista aparece em segundo lugar, atrás na disputa do senador Marcello Crivela. Jandira tem se destacado nos últimos meses na luta contra o golpe em curso no Brasil, na defesa do mandato constitucional de Dilma Rousseff e dos direitos das mulheres.

Durante o evento, vídeos de apoiadores, como a atriz Maeve Jingkings, o diretor teatral Aderbal Freire Filho, o cantor Tico Santa Cruz e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, foram exibidos.