Convenção do PCdoB aprova apoio a Haddad e chapa própria de vereadores

Com auditório lotado, forte coesão e unidade, os comunistas aprovaram nesta sábado (23) em Convenção Eleitoral o apoio à reeleição do Prefeito Fernando Haddad e chapa própria para disputa de vereadores.

Por Ana Flávia Marx e Cláudia Rocha

Convenção2

A eleição de uma bancada comunista na Câmara Municipal é o centro da tática eleitoral do PCdoB que contará com uma chapa plural e diversa, com trabalhadores, mulheres, jovens, ativistas e também com uma candidata transexual.

A batalha da eleição municipal de São Paulo sempre foi muito importante, de acordo com o vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino. "Sempre foi estratégica para os rumos do País e e essa importância se agiganta agora com o atual cenário político nacional".

Na avaliação dos comunistas, o governo Haddad é marcado por mudanças estruturais, como a renegociação da dívida pública, as mudanças na política de transporte, a defesa do Sistema Único de Saúde e a construção de três hospitais, a criação de mais de 100 mil vagas em creches.

“Tudo isso é feito para beneficiar os mais pobres, as pessoas que moram na periferia. Esse foi o governo que mais fez para os que mais precisam”, defendeu Jamil murad, presidente do PCdoB da Capital.

Na opinião da vice-prefeita e secretária de educação, a eleição da prefeitura de São Paulo está conectada com uma luta muito maior, indissociável da batalha travada na esfera federal.

"Nossa luta não terminou. Essa batalha municipal faz parte da ampliação de conquistas para a população. Nós percebemos o quanto a descontinuidade de governos é prejudicial para São Paulo. A população tem o direito de ouvir o que foi feito, e vão ter que ouvir com as nossas candidaturas e da boca de quem foi beneficiado", argumentou Nádia.

O deputado federal Orlando Silva destacou a participação das mulheres no PCdoB. “Somos o único partido que tem mais deputadas do que deputados na Câmara, isso muito nos orgulha”, diz Orlando. O papel de Nádia Campeão à frente de diversos projetos como vice-prefeita da capital paulista também teve destaque na fala do deputado. “Nádia é um patrimônio do PCdoB, acompanhei toda a dedicação e competência dela neste período”, pontuou.

Campanha confiante

O candidato petista à reeleição esteve no plenário para saudar a Convenção e ressaltou o carinho que tem com o partido comunista. “Meu primeiro contato com o PCdoB foi ainda no movimento estudantil”, lembrou o prefeito.

Para Haddad, o espírito da campanha deve ser o mais confiante possível. “Escolha um tema, qualquer um, que nós vamos mostrar o que foi feito. Em qualquer área. Temos muito o quê dizer”.

Além disso, a diferença entre projetos partidários também foi destaque na fala de Haddad. “Compare o que estamos fazendo com o que está acontecendo no Brasil e com o que está acontecendo no Estado de São Paulo. Eles fecham escolas, a gente abre creches, eles não entregam nenhuma estação de metrô enquanto nós estamos avançando muito na mobilidade”, apontou. 

Conquistar uma bancada comunista na Câmara


A tarefa prioritária dos comunistas no próximo período é conquistar uma bancada no principal centro do parlamento do País.

Mais uma vez, os comunistas se apresentam para a sociedade paulistana com uma chapa plural e diversa que conta com jovens, mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, artistas, lideranças populares comprometidas e representativas das pautas progressistas que buscamos debater com a sociedade.

“Em meio ao crescimento do conservadorismo, eleger uma bancada comunista é assumir compromisso com a democracia, os direitos sociais e trabalhistas e com a justiça social”, diz a Carta aprovada.

Carta dos comunistas ao povo paulistano

“Se muito vale o já feito, mais vale o que será” (Milton Nascimento).

Desde o processo eleitoral de 2014, o Brasil vive intensa crise política e econômica, que culminou no processo de impedimento ilegal e golpista da presidenta Dilma. Nesta contenda, ainda pendente de definição, houve um avanço de forças conservadoras da sociedade amparada na aliança entre a maioria do Congresso Nacional, setores empresariais e rentistas, a grande mídia hegemônica e parcelas do aparato estatal.

De outro lado, amplas camadas da sociedade se levantaram contra o golpe: partidos de esquerda favoráveis ou não ao governo, movimentos sociais, progressistas, artistas, intelectuais, juristas, camadas populares e médias – veteranos e jovens combatentes irmanaram-se num vigoroso brado em defesa da democracia.

Foi neste quadro complexo de luta política nacional que se desenvolveu o governo do prefeito Haddad. Diante destas inúmeras instabilidades e dificuldades políticas e financeiras, o governo enfrentou de maneira corajosa os limites, comandou uma administração cheia de realizações positivas dentro de uma concepção humanizada e popular.

Não foram mudanças pequenas e muito menos rotineiras. O prefeito liderou uma conquista estratégica para o município: a renegociação da dívida com a União. Há anos que a cidade sofria com essa dívida que limitava a sua capacidade de investimento e agora, graças a essa vitória, terá bilhões livres para novos investimentos.

Outro esforço permanente tem sido a reorganização da cidade, buscando dar à população segurança e direitos diante dos interesses das forças de mercado. O Plano Diretor e a Lei de Ocupação do Solo são marcos desse trabalho.

Consequente com a visão de que mobilidade urbana é um problema crucial da vida de todos na cidade, colocou como centro de sua atuação o fortalecimento e a melhoria do transporte público através das faixas exclusivas de ônibus, o Bilhete Único Mensal e o Passe Livre para os estudantes e para os desempregados. Mostrando também que é preciso mudar a mentalidade dos modos de deslocamento na cidade, implantou as ciclovias e ciclofaixas que estão presentes em todas as medidas urbanísticas das grandes cidades do mundo.

A busca pela melhoria e ampliação dos serviços públicos é uma tarefa permanente da gestão, transparência e governança. Na saúde, o governo Haddad terá realização inédita ao encaminhar a entrega de três hospitais, sendo que um já está pronto (o do Jabaquara); e os de Parelheiros e Brasilândia seguem em obras.

Na educação, Haddad teve ousadia para os que mais precisam sendo o prefeito que melhor enfrentou o problema das creches e criou 100 mil novas vagas. Além disso, acabou com a aprovação automática, oferece recuperação aos estudantes que têm dificuldades no aprendizado e fez a reorganização curricular do ensino.

O PCdoB foi partícipe de todas essas mudanças implantadas em São Paulo. Contribuiu com a participação de Nádia Campeão, vice-prefeita que se destacou como líder política com elevado compromisso público, alta capacidade administrativa, largamente reconhecida. Recentemente, lhe foi confiada a direção da importante secretaria de educação.

O Partido teve papel importante também na Secretaria de Promoção de Igualdade Racial, em subprefeituras e em outros espaços da administração.

Avançar ainda mais

As subprefeituras precisam ser espaços privilegiados para fazer intermediação política com a população e, para isso, é essencial que os subprefeitos sejam quadros políticos comprometidos com o programa aprovado nas urnas, com representatividade e capacidade de gestão. Essas estruturas, tão importantes para a cidade, necessitam de maior autonomia e maiores recursos humanos e financeiros.

Mesmo tendo uma longa lista de realizações, a maioria do povo paulistano não conhece as conquistas da gestão de Fernando Haddad. Isso demonstra que a política de comunicação precisa ser aperfeiçoada com diálogo com todas as mídias, mas sobre tudo com política de Estado que valorize e estimule a comunicação pública, comunitária e alternativa.

O diálogo com os movimentos sociais e com os partidos políticos que contribuem com a vitória do governo precisa ser mais valorizado. Num segundo mandato, o PCdoB considera fundamental a criação e consolidação de um conselho político que ouça os partidos aliados e mobilize as forças políticas para as transformações que a cidade precisa.

Apoio à reeleição do Prefeito Fernando Haddad

Todos os governos progressistas que assumiram a Prefeitura de São Paulo não conseguiram continuar e implantar mudanças ainda mais estruturais. Isso não pode acontecer agora. É preciso aprofundar as mudanças feitas até aqui e não as interromper. O rumo de uma cidade mais humana, justa e desenvolvida está em jogo nessas eleições.

Pelo o que foi feito e também pelas iniciativas políticas e mudanças estruturais que a cidade precisa para destravar os gargalos do seu desenvolvimento, é que o PCdoB decide apoiar à reeleição do Prefeito Fernando Haddad.

PCdoB com chapa própria: candidatos com a cara de São Paulo

O Partido tem longa lista de contribuição ao trabalho na Câmara Municipal de São Paulo. Em toda a sua história, o PCdoB sempre teve lado e através de seus vereadores aprovaram leis para garantir e conquistar direitos para o povo, para os trabalhadores.

Mais uma vez, os comunistas se apresentam para a sociedade paulistana com uma chapa plural e diversa que conta com jovens, mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, artistas, lideranças populares comprometidas e representativas das pautas progressistas que buscamos debater com a sociedade.

Em meio ao crescimento do conservadorismo, eleger uma bancada comunista é assumir compromisso com a democracia, os direitos sociais e trabalhistas e com a justiça social.
Por isso, todos os militantes e amigos do PCdoB precisam se mobilizar e participar ativamente desta campanha que deve debater intensamente com a população de nossa cidade seus destinos e direitos.

Mais uma vez os comunistas se apresentarão com nitidez e combatividade para ajudar a construir uma São Paulo mais justa, democrática e humana.

Todos à campanha.

#SomosTodosPCdoB65
#SomosTodosHaddad
#SomosTodosSP