Miro Borges: Imprensa sindical é decisiva para trabalhadores

O Repórter Sindical na Web, na TV Agência Sindical, recebeu quinta-feira(21) o jornalista, escritor e blogueiro Altamiro Borges (Miro), presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Foi o terceiro programa da série “Sindicalismo e mídia”. Durante a entrevista, Miro enumerou os motivos pelos quais a imprensa sindical é fundamental para a defesa dos trabalhadores.

Altamiro Borges no reporter sindical web

“A imprensa sindical cumpre um papel decisivo. Não fosse isso, a situação dos trabalhadores seria muito mais difícil. A rede da mídia sindical denuncia abusos, defende direitos e ajuda na mobilização das categorias profissionais”, disse.

 
Mas, para o jornalista, é preciso ampliar a abrangência. Ele diz: “Basicamente, é uma comunicação local, com foco em demandas ou numa determinada categoria. Porém, a cobertura pode ser mais geral, abrangendo também outras pautas e temas sociais”.
 
Altamiro Borges defende a profissionalização. Ele observa que, ainda hoje, há Sindicatos que encaram comunicação como gasto. “Não pode ser assim. A comunicação é ferramenta da própria luta sindical e do fortalecimento da representatividade das entidades de classe”.
 
Formação

A mídia sindical precisa formar e requalificar profissionais. “Posso estar errado, mas tenho a impressão de que o sindicalismo se descuidou da formação”, aponta o blogueiro.

Miro observa que o jornalista deve ter acuidade quanto à linguagem e formas de abordagem. “Não se pode utilizar a terminologia que vem da imprensa patronal”, orienta.

 
Redes

Para Miro, as redes sociais são instrumento de luta e devem ser bem utilizadas. “A internet é multimídia. O sindicalismo precisa incorporar esse conceito”, arremata.

Confira abaixo o vídeo da entrevista completa de Altamiro Borges ao Repórter Sindical na Web