Xi Jinping: Leste da China deve auxiliar Oeste no desenvolvimento

O presidente Xi Jinping pediu às regiões desenvolvidas no leste chinês que ajudem o oeste a combater melhor a pobreza.

Xi Jinping, na conferência nacional sobre alívio da pobreza

Xi fez o pedido quarta-feira (20) em uma conferência nacional sobre alívio da pobreza através da cooperação leste-oeste, segundo uma declaração oficial divulgada no dia seguinte ao evento em Yinchuan, capital da Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia, no noroeste.

Criar parceria e cooperação entre leste e oeste no alívio da pobreza é favorável ao desenvolvimento coordenado e prosperidade comum, segundo Xi, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central.

A China tem empregado a estratégia por 20 anos, e a crescente disparidade entre essas duas regiões foi controlada, disse o presidente, elogiando o "progresso significativo" em alívio da pobreza nas áreas ocidentais pobres e nas de antigas bases revolucionárias.

"A cooperação de pares entre leste e oeste no alívio da pobreza deve continuar por muito tempo."

As regiões do leste devem fazer mais esforços para ajudar as do oeste, que devem ter um sentido de urgência e ser proativas na luta contra a pobreza, opinou.

Os chefes do partido e de governos locais no leste e oeste devem impulsionar pessoalmente o alívio da pobreza e considerá-lo uma principal tarefa. O leste deve aumentar gradualmente a ajuda financeira ao outro lado.

Os distritos no leste devem criar pares com os no oeste, disse Xi, também incentivando parcerias entre vilas e vilarejos.

As indústrias do leste devem estar se mover gradualmente ao oeste para ajudar a aliviar a pobreza, segundo Xi.

O presidente pediu precisão em identificar e ajudar os carentes, não só financeiramente, mas também em educação, cultura, saúde, ciência e tecnologia.

Os funcionários públicos serão avaliados não só pelos esforços feitos, mas também pela eficiência de suas medidas, disse Xi.

Até o fim de 2014, a China tinha 70 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha nacional de pobreza, de 2,3 mil yuans (US$ 343) de renda anual, calculada com base nos preços de 2010. Quase todas elas viviam na zona rural, particularmente no oeste.

A China quer eliminar a pobreza até 2020, quando o 13º Plano Quinquenal for completado.

Fonte: Xinhua