Evo Morales declara Israel como “Estado Terrorista”

O presidente da Bolívia, Evo Morales, sancionou Israel como Estado Terrorista. A partir de agora os cidadãos israelenses não tem mais o direito de ingressar no país andino sem visto e serão submetidos a trâmites mais burocráticos para solicitá-lo. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (21) durante um evento na cidade de Cochabamba. Evo denunciou que Israel “não respeita os princípios, nem os propósitos da Carta das Nações Unidas, nem a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

Evo Morales - Reuters

“Como país e como povo tomamos a firme decisão de denunciar o acordo sobre vistos firmado com Israel em 17 de agosto de 1972, que foi feito sob um regime de ditadura na Bolívia e permitia aos cidadãos israelenses ingressar na Bolívia livremente, sem ter vistos”, explicou o presidente.

A mudança coloca Israel no “grupo 3” para os trâmites de obtenção de vistos de ingresso no país, isso significa que as solicitações serão avaliadas pela Direção Nacional de Migração.

“Irmãos, passar à lista 3 significa, em outras palavras, que estamos declarando um Estado terrorista, que, portanto, temos que tomar precauções”, afirmou Evo.

Em 2009 o governo de Evo Morales rompeu relações diplomáticas com Israel como forma de se solidarizar à Palestina. À época, o presidente denunciou os crimes de lesa humanidade cometidos em Gaza pelas formas armadas de israelenses no processo de invasão do território palestino.