Cidades Mais Humanas debate temas da questão urbana no Maranhão

Cerca de 150 representantes de mais de 50 municípios maranhenses debateram e trocaram experiências sobre gestão pública durante o seminário “Cidades Mais Humanas: construindo hoje a cidade do amanhã”, realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão. A iniciativa é da Fundação Maurício Grabois (FMG), em parceria com o PCdoB-MA, e reuniu reuniu na quarta-feira (20), especialistas em gestão urbana, gestores, parlamentares e pré-candidatos a prefeitos e vereadores.

cidades mais humanas maranhao

O seminário, que vem sendo realizado em  outras capitais  propõe uma análise dos grandes temas da questão urbana nos dias atuais, com o objetivo de reunir ideias e propostas que possam servir de subsídio para a formulação de programas de governo de candidatos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) nas eleições municipais de 2016. Em São Luís, o evento contou com a exposição de vários cases de sucesso no Maranhão.

Para a Fundação Maurício Grabois, neste momento de mudanças políticas no país, onde o PCdoB aparece com identidade própria, os programas de governo serão um importante instrumento para apresentação da visão diferenciada do partido sobre as grandes questões da agenda urbana.

Transformação no Maranhão

O presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente do PCdoB nacional, Renato Rabelo, participou da conferência de abertura proferindo a palestra ‘As eleições municipais de 2016 e o lugar das cidades no atual debate político’. Ele realçou que o seminário concentrou a exposição de experiências amplas e variadas muito importantes para a concepção de programas para os municípios maranhenses.

Ele enfatizou que a experiência vivida, atualmente, no Maranhão tem um aspecto particular, pois se trata de uma visão política de transformação e mudança de um estado que detém grande potencial, mas que possui um legado de décadas de atraso se comparado com outras federações do país. “Em pouco tempo, o governador Flávio Dino conseguiu muita coisa no Maranhão, pois tem feito um grande esforço. E sei que deve ser problemas grandes e assim que a gente deve ter que enfrentar. Ele mete a mão na massa”, destacou.

Para Renato Rabelo, o Maranhão possui programas que são exemplos para o Brasil e o mundo, como o Plano de Ações Mais IDH, que visa combater a extrema pobreza e as desigualdades sociais nos 30 municípios mais pobres do estado. “É uma experiência piloto que pode servir como base concreta para tirar lições e ensinamentos. Isso vai repercutir fora do Maranhão e do Brasil. É por aí que a gente vai transformar o Maranhão, que é um grande desafio”, reiterou Rabelo.

O governador Flávio Dino participou da conferência de encerramento do Seminário, com a palestra ‘O desafio de construir cidades mais justas e a transformação do Maranhão’. Em sua exposição, Dino relatou as dificuldades enfrentadas pelo gestor neste quadro de aguda crise econômica e instabilidade política a nível internacional.

“É uma era de grandes incertezas, por

tanto de grandes transições e perplexidades. E por isso mesmo é uma era de grandes desafios. E em relação a isso nós temos opções. Uma é renunciar a luta política. A outra é nos defrontarmos com as dificuldades e nos sentirmos desafiados a transpô-las. E é
 
 exatamente isso que nós estamos buscando fazer hoje no Governo”, explicou. 

Ele defendeu ainda que "o modo antigo de fazer política se exauriu e não serve mais para a população". Para o governador do Maranhão, “as relações se horizontalizaram e não existe mais a figura do líder dissociado da população. O mais importante não é a condição material, esta eleição será vencida pela condição imaterial. Precisamos dialogar com as pessoas, fazer uma campanha horizontalizada, propositiva”, demonstrando a necessidade dos futuros gestores públicos e seus planos de governo se adequarem às novas expetativas da população, da política e da economia.

Gestão Pública Qualificada

Durante o ciclo de debates foram desenvolvidas mesas com os temas “Agenda urbana e o desafio de construir cidades mais humanas”, “Políticas sociais e o desafio de construir hoje as cidades do amanhã” e “Desenvolvimento inclusivo: os municípios e o projeto de transformação do Maranhão”. Especialistas em gestão pública e gestores puderam expor suas visões políticas aos participantes, apontando que uma gestão qualificada nos municípios pode representar mais segurança e eficácia na aplicação e projeção das políticas públicas nas cidades, além de garantia real de desenvolvimento social e econômico para os municípios.

O diretor de políticas públicas da Fundação Grabois, Rubens Diniz, apontou que este tipo de evento é fundamental para consolidar o diferencial ideológico do PCdoB dentro da atual crise política e partidária brasileira. Ele salientou que, para além das eleições, o partido tem preocupação e atuação real na vida política do país.

Apostando nesse tipo de qualificação dos filiados aos PCdoB e potenciais gestores públicos, o diretor de Comunicação e Publicidade da fundação – e organizador da edição maranhense do seminário -, o jornalista e professor Fábio Palácio, defendeu essa troca de experiência sobre gestão, e sinalizou ainda durante o evento, a criação de um mestrado profissional em Políticas Públicas que deve ser oferecido nos próximos anos pela Fundação Maurício Grabois para maior qualificação em gestão pública dos membros do PCdoB em todo o país.

A programação do seminário nas demais capitais continua nesta quinta-feira (21) em Palmas, Otocantes, e em Belém, Pará.